Policiais federais de SC paralisam atividades nesta terça-feira

Data: 11/02/14

 

Os policiais federais catarinenses aderiram a um movimento nacional que paralisa as atividades por 24 horas, nesta terça-feira (11). Em Santa Catarina, o movimento atinge todas as regiões do estado, mas não chegará a prejudicar os serviços considerados essenciais, conforme o sindicato da categoria.

Atividades nos aeroportos, portos e outras como emissão de passaportes são realizadas normalmente, afirma Joel Moraes Ferreira, presidente do Sindicato dos Policiais Federais no Estado de Santa Catarina (Sinpofesc). O representante da categoria explica que ao menos 30% do quadro de 500 profissionais que atuam em regiões catarinenses está mantido.

Reivindicações
A paralisação nacional tem como principal objetivo alertar sobre a necessidade de melhorias na área de segurança pública. “Pedimos a aprovação da PEC 51 [Projeto de Lei Constitucional de de autoria do senador Lindbergh Farias (PT-RJ)]. É um projeto de emenda constitucional de segurança pública que tem quatro pontos que reconhecemos como sendo de maior valia para a sociedade: desmilitarização da Policia Militar, ciclo completa, carreira única, a pessoa entra na base e vai até o ponto máximo por meritocracia, e criação de polícias municipais, com poder de polícia independente, com atuação em sua área”, comenta Ferreira

Segundo o presidente do Sinpofesc, os policiais federais também requisitam a readequação dos cargos dos agentes federais em inteligência, análise criminal, fiscalização, Interpol e perícia de impressões digitais. Apesar de desde 1996 ser exigido nível superior para todas as funções, estas continuam sendo tratadas como funções de Ensino Médio. Outra solicitação é uma restruturação funcional da categoria.

Até a 9h20 desta terça-feira, o G1 não havia conseguido contato com representante da Superintendência da Polícia Federal de Santa Catarina.

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ