Policiais federais realizam paralisação em vários estados

Data: 11/02/14

 

Parte dos agentes, escrivães e papiloscopistas da Polícia Federal entraram em greve nesta terça-feira (11). Segundo a Federação Nacional dos Policiais Federais, profissionais de 24 estados e do Distrito Federal aderiram ao movimento que reivindica melhores condições de trabalho, aumento de salário e aumento do efetivo.

Veja como está a situação nos estados:

 

Servidores federais se reúnem em protesto no Acre  (Foto: Amanda Borges/G1)
Servidores federais se reúnem em protesto no Acre
(Foto: Amanda Borges/G1)

 

Acre
Vestidos de terno e camisetas com `SOS para a Polícia Federal`, policiais federais fizeram uma manifestação, em frente a Superintendência Regional da PF em Rio Branco, durante greve que acontece nesta terça-feira (11). Durante o ato, os funcionários realizaram uma encenação, demonstrando que a Polícia Federal está doente.

 

Alagoas
De acordo com o Sindicato dos Policiais Federais no Estado de Alagoas (Sinpofal), a categoria aderiu à greve nacional e nenhum serviço dos agentes, escrivães e papiloscopistas será realizado por um período de 24 horas. O presidente do Sinpofal, Jorge Venerando diz que cerca de 130 servidores devem aderir a paralisação. Com isso, serviços como emissão de passaporte estão suspensos nesta terça (11). “Vamos liberar o passaporte apenas em casos de emergência”, afirmou.

 

Bahia
De acordo com o vice-presidente do Sindicato de Policiais Federais do Estado da Bahia (Sindipol), José Mário, cerca de 60 profissionais da PF realizam um manifestação pacífica com faixas e cartazes no Aeroporto Internacional Luís Eduardo Magalhães, em Salvador. As mobilizações também acontecem nas quatro delegacias da instituição no interior do Estado (Ilhéus, Porto Seguro, Juazeiro e Vitória da Conquista).

 

Ceará
Agentes, escrivães e papiloscopistas da Policial Federal (PF) no Ceará paralisaram as atividades desde 9 horas desta terça-feira (11) para realizar um ato público no anexo do prédio da corporação, no Bairro de Fátima, e na delegacia de Polícia Federal da cidade de Juazeiro do Norte. Segundo o Sindicato dos Policiais Federais no Estado do Ceará (Sinpof/CE), não haverá prejuízo ao atendimento do público.

 

Policiais federais durante manifestação no DF nesta terça (Foto: Lucas Salomão/G1)
Policiais federais durante manifestação no DF
nesta terça (Foto: Lucas Salomão/G1)

 

Distrito Federal
Na capital do país, 70% dos profissionais estão parados, diz o Sindicato dos Policiais Federais do DF (Sindipol/DF). O grupo participa pela manhã de uma reunião em frente à sede do órgão, no Setor de Autarquias Sul, atrás do Banco Central. A paralisação vai durar 24 horas, mas não vai atrapalhar o atendimento ao público, segundo o Sindipol/DF.

 

Espírito Santo
Um grupo de aproximadamente 30 policiais se reuniu em frente à sede da Superintendência Regional, no bairro São Torquato, em Vila Velha, na Grande Vitória, em protesto ao descaso do governo federal. De acordo com o Sindicato dos Policiais Federais do Espírito Santo (Sinpef/ES) da categoria no estado, apenas o atendimento ao público para a retirada de passaportes não foi interrompido.

 

Goiás
De acordo com o Sindicato dos Policiais Federais em Goiás (Sinpefego), 70% do efetivo está paralisado. Em Goiás, além da capital, as unidades da PF em Anápolis e Jataí também devem aderir à greve.

 

Maranhão
Servidores estão concentrados desde o início da manhã em frente à sede da Polícia Federal na Avenida Daniel de La Touche, em São Luís, onde simbolizam um velório pela "morte da segurança pública". O presidente do Sindicato dos Policiais Federais do estado (Sispfem/MA), Ribamar Freire, disse que as reivindicações são em favor da reestrututação salarial, do plano de cargos e carreiras dos policiais, da PEC 51 (projeto de emenda constitucional que visa a desmilitarização da polícia) e da reforma da segurança pública nacional que, segundo o movimento, está falida.

 

Policiais federais fazem protesto com macas e bonecos (Foto: Stéphanie Freitas/ G1)
Policiais federais fazem protesto com macas e
bonecos (Foto: Stéphanie Freitas/ G1)

 

Mato Grosso
Durante toda esta terça-feira (11) as atividades da Polícia Federal devem ser suspensas em razão da paralisação dos agentes da Polícia Federal. Funcionários protestam na porta da Superintendência Regional da Polícia Federal. Somente 30% do efetivo deve trabalhar.

 

Mato Grosso do Sul
Segundo o presidente do Sindicato dos Policiais Federais em Mato Grosso do Sul (Sinpef-MS), Jorge Caldas, a paralisação deve durar 24 horas e deve prejudicar todos os trabalhos da PF, com exceção do atendimento ao público. Serviços como emissão de passaportes e  registro de armas, por exemplo, continuam sendo prestados normalmente. “Vamos manter os 30% do efetivo trabalhando, como determina a lei”, enfatizou.

 

Policiais usam um boneco para mostrar que categoria está na UTI (Foto: Pedro Triginelli/G1)
Policiais usam um boneco para mostrar que
categoria está na UTI (Foto: Pedro Triginelli/G1)

 

Minas Gerais
Em Belo Horizonte, de acordo com o Sindicato dos Policiais Federais no Estado de Minas Gerais (Sinpef/MG), os policiais federais pedem um reajuste de 35% a 40% de reajuste, enquanto o governo federal oferece um reajuste de 15,8%. Um ato ocorre em frente à Superintendência da Polícia Federal e, na parte da tarde, funcionários devem seguir para o Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins. Em Juiz de Fora, um protesto de agentes foi realizado em frente à Delegacia da Polícia Federal, no Bairro Manoel Honório. 

Pará
Em Belém, os policiais farão um protesto contra as más condições de trabalho em frente ao prédio da Superintendência da Polícia Federal, no bairro do Marco. De acordo com o presidente do Sindicato dos Policiais Federais no Pará, Roger Rezegue, o efetivo de 30% exigido por lei será respeitado, para garantir que sejam mantidos serviços essenciais à população, como emissão de passaportes

 

Paraíba
Pouco depois das 9h (horário local), teve um início um ato de protesto em frente ao prédio da Superintendência na cidade de Cabedelo, Grande João Pessoa. A categoria também está realizando atos nas delegacias de Campina Grande e Patos. A paralisação está programada para durar 24 horas.

 

Paraná
A paralisação está prevista para durar 24 horas, segundo o Sindicato dos Policiais Federais do Paraná (Sinpef/PR). Policiais Federais das cidades de Curitiba, Ponta Grossa, Maringá, Londrina e Foz do Iguaçu participam da greve. O serviço de emissão de passaportes não foi afetado, segundo o sindicato (veja vídeo abaixo)

 Veja a reportagem logo abaixo (se necessário, clique com o botão direito do mouse e selecione tocar/executar/reproduzir):

 

 

Pernambuco
Com a paralisação, os serviços essenciais continuam funcionando, mas com apenas 30% do efetivo. A expectativa é de que 120 profissionais se juntem ao protesto. Atividades como entrega e expedição de passaporte, cumprimento de mandado de prisão e embarque e desembarque internacionais estão sendo realizados dentro do efetivo mínimo.

 

Piauí
Segundo o presidente do Sindicato dos Servidores do Departamento de Polícia Federal no Estado do Piauí (SSDPFPI), Luiz Alberto José da Silva, por conta da paralisação, não funcionam alguns serviços da PF como emissão de passaporte, de ‘nada consta’, trabalhos de investigação, intimação e prisão. Só estão sendo realizados deslocamentos e custódias de presos.

 

Rio de Janeiro
Agentes da Polícia Federal do Rio fizeram nesta terça-feira (11) uma distribuição de panfletos nos dois aeroportos da cidade, Antônio Carlos Jobim e Santos Dumont. Apesar de uma paralisação de funcionários que atuam em funções internas, nenhum serviço de atendimento ao público, como a emissão de passaporte e o processo de migração, foi interrompido, segundo a categoria.

 

Rio Grande do Norte
Segundo o Sindicato dos Policiais Federais do RN (Sinpef/RN), 60% dos policiais aderiram ao movimento desta terça. O presidente da entidade, José Antônio Aquino, disse que mesmo com a paralisação, a prestação de serviços à comunidade não foi afetada.

 

Rio Grande do Sul
De acordo com o Sindicato dos Policiais Federais do Rio Grande do Sul (Sinpef/RS), por conta da paralisação dos policiais, estão suspensos os serviços de atendimento ao público, tais como oitivas, porte de arma, atendimento a estrangeiros, controle de empresas de vigilância, bancos e produtos químicos. A emissão de passaportes será cancelada, sendo atendidos somente os casos emergenciais. A categoria manterá apenas os plantões, as ocorrências em flagrante e a custódia de presos. Os servidores permanecerão concentrados no saguão da superintendência regional, na avenida Ipiranga, em Porto Alegre, e nas 13 delegacias de Polícia Federal no interior.

 

Rondônia
Segundo o diretor jurídico do Sindicato dos Servidores da Polícia Federal de Rondônia (Sinpef/RO), João Bosco Costa, os policiais federais entraram em greve e farão um ato de solidariedade pelo Dia do Enfermo. É previsto que alguns agentes doarão sangue e farão manifestações em frente ao Cemerom em Porto Velho. O atendimento ao público pode ser prejudicado, ainda segundo a entidade.

 

Roraima
Cerca de 30 policiais estão acampados em frente à Superintêndencia da Polícia Federal em Roraima e pedem melhoriais salariais e a valorização das carreiras.

 

Santa Catarina
Em Santa Catarina, o movimento atinge todas as regiões do estado, mas não chegará a prejudicar os serviços considerados essenciais, conforme o Sindicato dos Policiais Federais no Estado de Santa Catarina (Sinpofesc). Atividades nos aeroportos, portos e outras como emissão de passaportes são realizadas normalmente, afirma Joel Moraes Ferreira, presidente do sindicato. O representante da categoria explica que ao menos 30% do quadro de 500 profissionais que atuam em regiões catarinenses está mantido.

 

São Paulo
Em São Paulo, setores como investigação, escolta e inteligência ficarão paralisados, enquanto aeroportos e emissão de passaportes funcionarão normalmente, de acordo com o Sindicato dos Policiais Federais de São Paulo (Sindpolfs/SP). Em Santos, apenas 30% do efetivo está trabalhando, de acordo com o setor de comunicação da Policia Federal na cidade. O atendimento ao público pode ser prejudicado.

 

Sergipe
Dezenas de agentes da Polícia Federal (PF) em Sergipe aderiram à paralisação nacional nesta terça-feira (11). Além das reivindicações nacionais, de acordo com o Sindicato dos Policiais Federais de Sergipe (Sinpef), os funcionários pedem ainda por reestruturação na carreira, reorganização dos métodos operantes e realização de concurso público, pois no estado o déficit de agentes de investigação chega a 210.

 

tópicos:

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ