Policiais Federais fazem protesto no evento da Fifa no Costão do Santinho

Data: 18/02/14

 

Policiais federais fazem manifestação na manhã desta terça-feira no Costão do Santinho, em Florianópolis, onde está acontecendo desde esta segunda-feira o congresso técnico da Fifa para debater a organização da Copa de 2014.

Os manifestantes foram orientados pelo esquema de segurança do evento e impedidos de se aproximar do hotel onde se desenvolvem as atividades. O protesto acontece na última descida da entrada para a praia do Costão do Santinho, onde está instalada a última barreira da PM.

Os policiais saíram da frente da sede da PF de ônibus, para realizar por volta das 11h panfletagem, protesto com faixas e bandeiras. Eles reivindicam a aprovação da PEC 51, também chamada de PEC da Paz, que propõe alterações nas carreiras das polícias militar, civil e federal. Com isso, a PM deixaria de ser militar, estabelecendo o acesso a cargos de chefia por meio da meritocracia e não por concurso, o que hoje causa a distinção entre oficiais e praças.

Esta diferença entre cargos por concursos também se aplicaria à Polícia Civil. Outra bandeira dos manifestantes é a reorganização da carreira da Polícia Federal, possibilitando que cargos como agentes, escrivães e papiloscopistas, hoje consideradas de nível médio, fossem reconhecidos como funções especializadas, já que exigem formação superior para ingresso.



Evento reunirá centenas de jornalistas e desportistas do mundo inteiro


O Congresso Técnico é o mais importante evento de preparação para a Copa do Mundo. Em expressão, fica apenas atrás do sorteio de chaves que ocorreu ainda em dezembro de 2013, na Bahia. Embora o evento não tenha um caráter público nem de mídia, 120 jornalistas internacionais e outros 160 brasileiros estão na cidade para cobrir as definições do evento. Como também se trata do único momento em que os 32 treinadores estarão reunidos no mesmo lugar, é a oportunidade perfeita para fazer novos contatos e para a competição que começa em junho.

A principal área do Costão do Santinho destinada para o evento é o espaço Tuguá, que irá comportar 500 pessoas durante os workshops. Apenas as comissões técnicas e representantes da Fifa têm acesso à área que será usada nas quarta e quinta-feira pela manhã. Após essas reuniões com as comissões técnicas haverá uma coletiva de imprensa em outra área do Costão do Santinho, preparada para receber até 300 jornalistas.

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ