Policiais federais protestam no Costão do Santinho e exibem faixa para Valcke

Data: 19/02/14

 



Ao mesmo tempo em que dezenas de técnicos e integrantes oficiais da Fifa chegavam ao Congresso Técnico no Costão do Santinho, em Florianópolis, cerca de 30 policiais federais protestavam pela aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 51, ou PEC da Paz, que propões alterações nas carreiras policiais. Mesmo à distância, eles conseguiram exibir faixas de protesto para o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke.

Por conta do pesado esquema de segurança, os manifestantes acabaram protestando na última descida da entrada para a praia do resort, onde também está instalada a última barreira da Polícia Militar. Os organizadores da segurança do evento exigiram uma distância de 700 metro entre as manifestações e o Workshop, o que já era previsto pelos policiais.

A PEC em questão mudaria as políticas nas carreiras policiais, tanto militar, civil e federal. Com a aprovação da proposta, a Polícia Militar deixa de ser militar, acabando com concursos para cargos de chefia. O mesmo aconteceria com a Polícia Civil.

Outra reivindicação seria a reestruturação dos cargos de agentes, escrivães e papiloscopistas (especialista em impressões digitais), que são praticamente 80% dos policiais federais no Brasil. Os concursos para essas posições são de nível superior, mas no Ministério do Planejamento, órgão pagador do governo, eles são considerados de nível médio.

A Polícia Federal de todo o país está com mobilizações previstas para esta semana. Os protestos desta terça-feira foi local e fora do calendário, pela oportunidade do evento da Fifa.

- Ainda estamos estudando outras manifestações no local. Mas conseguimos estender nossa faixa e marcar nossa presença perante a comitiva do Valcke (secretário-geral da Fifa) -, explicou Joel Moraes Ferreira, presidente do Sindicato dos Policiais Federais do Estado de SC.

Em conversa com o presidente da Assembleia Legislativa, Romildo Titon, Joel Moraes e José Carlos Nedel Fagundes, diretor de estratégia da Federação Nacional dos Policiais Federais, explicaram a causa de reestruturação da polícia federal, além da ideia de debate sobre segurança pública proposta pela corporação.

-  Os policiais federais estao querendo discutir segurança pública no país. Não podemos mais ficar fora deste debate, principalmente no momento em que o Brasil se encontra. E segurança pública permeia tudo. De saúde ao social -, afirmou Nedel.

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ