Nada de Black Blocs ou sem terras: em evento da Fifa, quem protesta é a Polícia Federal

Data: 19/02/14

 

Copa do Mundo Florianópolis (SC) 1

Policiais Federais protestam na entrada do resort do Congresso da Fifa em Florianópolis 

 

Nada de Black Blocs, estudantes ou até sem terras, como temiam as autoridades catarinenses. No primeiro dia de atividades do Congresso dos técnicos da Copa do Mundo, nesta terça-feira, em Florianópolis, protesto só de "fogo amigo". E ainda por cima de elite.

 

Desde o aeroporto da cidade, até o luxuoso resort que abriga o evento, protesto só de policiais federais, força que o governo federal tem como essencial para a segurança do Mundial.

 

Uniformizados, com calças e camisetas pretas, manifestantes da Polícia Federal distribuíam para todos que desembarcavam no aeroporto, incluindo estrangeiros, um panfleto com suas queixas.

 

A lista é extensa, e com graves acusações ao governo. Segundo o panfleto, o governo estaria sucateando a PF. Cita que a cada ano 250 agentes deixam a corporação. Que os aeroportos brasileiros são vulneráveis. E ainda que a "criminalidade aterroriza a população".

 

Por fim, pergunta a "quem interessa sucaterar a Polícia Federal".

 

Mais marcante era o protesto na frente do ressorte do evento da Fifa. Pelo menos 20 homens e mulheres seguravam duas faixas pedindo "SOS Polícia Federal". Nas camisetas, o pedido de uma "Polícia Federal padrão Fifa". Mais nada lembrava que havia um evento tão grande lá.

 

Os manifestantes da PF estavam a pouco mais de 100 metros de onde começavam as áreas destinadas ao eventos. Eram três barreiras de policiais. A primeira de homens da polícia militar catarinense. Depois, cerca de 15 homens da Força Nacional. Por fim, a Policia Civil de SC.

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ