Fifa diz que terrorismo não preocupa no Brasil e ignora projeto de lei

Data: 19/02/14

 

MANAUS - Enquanto o Congresso se apressa para debater um polêmico projeto para tipificar o crime de terrorismo no Brasil, a Fifa dá de ombros para a discussão e diz que não se preocupa com esse tipo de ameaça para a Copa-2014. Ao ser questionado pela “Folha de S.Paulo” durante visita à Arena de Manaus, o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, demonstrou sequer saber do debate em torno do projeto, ao pedir ajuda para saber do que se tratava.

 

“Nunca tive a sensação que o Brasil fosse um país onde o terrorismo fosse uma preocupação real, onde houvesse medo do terrorismo que colocasse isso no topo da lista de preocupações”, disse Valcke.

 

Para ele, a principal preocupação é com a segurança de torcedores, atletas e imprensa, e é isso que a Fifa vem discutindo com o governo. “Segurança está na lista das preocupações. Na Fifa, o que discutimos é o compromisso do governo para garantir a segurança. Não há o que possamos falar sobre uma legislação nacional”, completou.

 

Após elogiar a estrutura da Arena da Amazônia, que apesar dos 97% de conclusão ainda não tem data para ser inaugurada, Valcke alfinetou Recife, que não vai realizar a “fan fest” para economizar dinheiro.

 

“Parabéns a Manaus, escolheu um lugar incrível para a ‘fan fest’. A ‘fan fest’ é parte integrante da Copa do Mundo. Quem diz que a Copa pode acontecer sem ‘fan fest’ se engana. Não estou citando nenhuma cidade em particular, talvez um pouquinho Recife”, afirmou.

 

Para o dirigente da Fifa, é um “erro” não fazer a festa, destinada a torcedores sem ingresso para os jogos. “Deveria ter uma ‘fan fest’, faz parte da Copa. A Copa não é só para quem vai ao estádio ou vê pela TV. Muitos viajarão mesmo sem ingresso. Não ter ‘fan fest’ é um erro”, disse.

 

Valcke ainda rebateu críticas de que a festa seria uma maneira de potencializar o lucro da entidade durante a Copa. “A Fifa não faz dinheiro com ‘fan fest’. É para a cidade, não é uma maneira da Fifa fazer dinheiro”.



OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ