Polícia Federal de Marí­lia reivindica

Data: 19/02/14

 

A delegacia da Polícia Federal de Marília deve paralisar as atividades nos dias 25 e 26 deste mês, afirma o agente Flávio Augusto Dias Pinheiro, representante do Sindpolf-SP (Sindicato dos Servidores Públicos Civis Federais do Departamento de Polícia Federal no Estado De São Paulo).

A reivindicação é por reestruturação da carreira, aprovação da PEC 51 (Projeto de Emenda Constitucional) que regulamenta as funções exercidas pelos policiais, desmilitarização da PM (Polícia Militar), carreira única nas polícias, especialização e aproveitamento das Guardas Municipais. “Hoje temos diversas funções dentro da Polícia Federal. Investigamos, fazemos imigrações portuárias, marítimas, controle de químicos e armas, além de atendimento ao público, flagrantes e diversos outros trabalhos.
Queremos que isto seja reconhecido e que haja retorno financeiro para todo este trabalho. Além do reconhecimento, queremos a modernização e padronização para que a nossa polícia seja de primeiro mundo, como é a situação do FBI, equivalente a Polícia Federal brasileira, e da polícia britânica”, explica Pinheiro.

De acordo com o agente, a PEC 51 tem a proposta de unificar a polícia, além de dar ao policial mais autonomia na investigação. “A maioria dos policiais brasileiros consideram que um dos fatores responsáveis pela ineficiência do atual sistema de segurança é a falta de cooperação e compartilhamento de informações, em virtude da divisão do trabalho em polícia ostensiva, realizado pela PM, e investigativa, pela Polícia Civil. A investigação, coleta de provas e apresentação será feita  pelo policial que está com a ocorrência. O que tornará os processos mais céleres”, afirma Flávio.

Durante os dois dias de paralisação, todos os serviços serão suspensos na unidade, menos os flagrantes que são considerados  “emergenciais”.

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ