APRASC divulga nota de apoio ao movimento da PF

Data: 20/02/14

 

Policias federais catarinenses se reuniram na manhã desta terça-feira para protestar no Costão Santinho, em Florianópolis. Antes de iniciar o congresso, o ônibus dos policiais foi barrado, impedido de se manifestar. Eles querem chamar a atenção do governo para a PEC 51,  que prevê uma reestruturação dos órgãos de segurança do país.

Em vista disso, a Aprasc divulgou nota de apoio ao movimento, repudiando o cerceamento da liberdade de manifestação. Confira abaixo:

 

APRASC APOIA O MOVIMENTO DOS POLICIAIS FEDERAIS

 

     A Associação dos Praças de Santa Catarina – APRASC – vem a público prestar total apoio ao movimento dos policiais federais, representados no Estado pelo Sindicato dos Policiais Federais de Santa Catarina (SINPOFESC),  e o repúdio ao cerceamento da manifestação legítima e garantida constitucionalmente aos trabalhadores, na manhã de hoje (18/02), em Florianópolis.

    O movimento da PF está em consonância com as aspirações e lutas dos praças catarinenses representados pela APRASC, na medida em que reivindica a urgente reestruturação da Segurança Pública no país, aproximando-a da sociedade, promovendo a valorização e instrumentalização humana e tecnológica como forma de combate à escalada da criminalidade que, a cada dia, amplia as ações de violência transformando a sociedade brasileira em sua refém e vitimando centenas de policiais militares, civis e federais, diariamente.

    A manifestação da manhã de hoje na capital catarinense traduz mais um apelo que vem sendo feito há alguns anos pelos sindicatos e associações de trabalhadores da Segurança Pública aos representantes da Nação para que estes procedam às prementes mudanças, com a efetiva apreciação e aprovação pelo Congresso Nacional de um novo modelo, com base, especialmente, na Proposta de Emenda Constitucional nº 51, a qual discute e remodela a sistemática de segurança pública brasileira, estabelecendo, por exemplo, a carreira única nas instituições de segurança pública (ou na instituição de segurança pública, se for o caso), que pressupõe, para tanto a quebra de dogmas e lógicas que, infelizmente, ainda se sustentam em um modelo arcaico, ultrapassado e, por isso, constantemente questionado tanto pelos profissionais da área quanto pela sociedade.

  É preciso fazer o debate sobre o modelo, mas, antes disso, é de fundamental importância que se permita debater. Afinal, vige o Estado Democrático de Direito e, neste contexto, a expressão da opinião, do pensamento e a livre manifestação, direitos básicos garantidos na Constituição Federal, que tem sido, dia após dia, desrespeitados, o que, por certo, gera e gerará mais e mais manifestações das diversas categorias de trabalhadores e da sociedade.

 
Florianópolis, 18 de fevereiro de 2014.

 

Diretoria da Associação dos Praças de Santa Catarina - APRASC

 

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ