Assembleia debate sobre o Sistema de Segurança Pública Nacional e a Policia Federal

Data: 20/02/14

Atendendo a propositura de autoria do deputado estadual Hermínio Coelho (PSD), a Assembleia Legislativa de Rondônia realizou na tarde desta quarta-feira (19) audiência pública que debateu sobre a atual situação da segurança pública nacional e a Policia Federal em Rondônia e no Brasil.

A mesa de trabalhos foi presidida pelo primeiro vice-presidente da ALE, deputado Maurão de Carvalho (PP). A proposta de audiência foi solicitada pelo presidente do Sindicato dos Servidores da Polícia Federal, policial João Bosco Costa, que informou que no mesmo dia e horário mais 17 Estados estarão discutindo a situação precária da polícia federal em todo o país.

Na abertura do evento a Policia Federal apresentou um vídeo com as principais reivindicações da categoria, dentre elas denunciam a falta de efetivo e estrutura, salários congelados há sete anos e ações que pedem a aprovação de três Propostas de Emenda Constitucional (PEC), que põem fim aos problemas que envolvem a segurança pública do país.

O deputado estadual Claudio Carvalho (PT), falou em nome do presidente da Assembleia Legislativa, Hermínio Coelho (PSD), que estava ausente por questão de saúde, manifestou a preocupação com a segurança pública, em especial com o reforço do trabalho da Polícia Federal. “Somos um Estado de fronteira, que precisamos ter mais efetivo e a presença da PF para assegurar a segurança de nossa população”, afirmou.

Claudio lamentou a ausência de parlamentares federais, embora tenha reconhecido que não houve tempo hábil para tanto. “Nosso papel hoje aqui é mais ouvir e encaminhar as propostas, principalmente aos nossos representantes federais, para que possam apoiar o movimento dos policiais federais”, destacou.

O presidente do Sindicato dos Servidores da Policia Federal de Rondônia (Sintef) Jorge da Silva, agradeceu pelo espaço cedido pela Assembleia, para a discussão das condições de trabalho que a PF enfrenta no dia a dia. “Não podemos deixar de agradecer e de mostrarmos a nossa situação precária e que precisa ser melhorada, para atender a contento a nossa função constitucional”, disse.

João Bosco da Costa, diretor jurídico do Sintef, agradeceu o espaço cedido pela Assembleia Legislativa para realização da audiência pública para debater os problemas da segurança pública de Rondônia, especialmente dos servidores da Polícia Federal. Disse que a luta não é apenas pelos diretos dos servidores, mas de toda a sociedade rondoniense. Pediu o respeito aos ditames da Constituição Federal, alertando para maior celeridade nos julgamentos das ações desenvolvidas pelo sistema de segurança do cidadão e do Estado. Falou que existem somente três delegacias em Rondônia e alguns postos de atendimento. Informou que são apenas 169 policias que atuam na área operacional em Rondônia, apesar de ser fronteira internacional. Falou que Rondônia não produz droga, mas é o grande corredor do tráfego de drogas e armas. Lamentou que muitos servidores da Polícia Federal estão sendo absorvidos por outros órgãos. Anunciou que haverá paralisação geral nos dia 25 e 26 de fevereiro da Polícia Federal e garantiu que os servidores estão desmotivados por falta de reconhecimento e apoio do governo federal.

Disse que a luta é pelas PEC’s 51, 73 e 361. Pediu salário digno, já que são sete anos congelados. Observou que falta efetivo e estrutura ao DPF e pediu uma moção de apoio da Assembleia Legislativa em favor das reivindicações dos servidores da Polícia Federal para ser encaminhada à presidência da República, em Brasília.

O vice-presidente do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Federal, Michel Teodoro ratificou o apoio à polícia federal, destacando o trabalho desenvolvido por ela na segurança das fronteiras, estados e municípios. Disse que com o fortalecimento da Polícia Federal há ganho e segurança para o Estado.

O presidente da Associação dos Praças e Familiares da Polícia Militar e Bombeiro Militar de Rondônia, Jesuíno Boabaid disse que quando se trata da questão de segurança pública esta audiência é um fato histórico, porque os PMs não podem manifestar seu descontentamento, pois são punidos. “A segurança pública é o pilar da sociedade, se o policial cruzar os braços as cidades vão virar um caos, seja o policial militar, civil ou federal. Disse que não é apenas a Polícia Federal que hoje deve gritar SOS, mas a Polícia Militar também porque o Comando fez um estudo onde haveria uma diferença salarial, com a transposição e hoje sabemos que não vais mais haver esta valorização. Faremos uma assembleia geral para decidir que medida adotaremos”, destacou.

O deputado Zequinha Araújo (PMDB) disse que a Assembleia Legislativa precisa apoiar a luta dos policiais federais, que muitas vezes correm risco de morte para defender a sociedade de Rondônia e do país. “Quando se mostra que a PF está sendo seguidamente sucateada, vemos que a situação é preocupante. São 165 policiais federais para cuidar de Rondônia, região de fronteira e com mais de 1,5 milhão de habitantes”, destacou. O parlamentar disse que a Assembleia não pode e não vai ficar de braços cruzados. “Temos que buscar que brigar e não podemos ficar parados, ante uma situação tão calamitosa”, completou.

Samuel Costa, presidente do PT do B Jovem, disse que a PF está sendo sucateada e os policiais estão cansados de se submeterem a uma situação tão vexatória.

Ao encerrar, o deputado Cláudio Carvalho afirmou que a Assembleia é parceira da luta diária dos policias federais de Rondônia e que a Casa de Leis fará o encaminhamento de apoio necessário para ajudar nas conquistas.  Além disso, o parlamentar anunciou que uma comissão de deputados da Assembleia Legislativa de Rondônia irá participar das reuniões a serem realizadas em Brasília.

 

 

 

 

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ