Polícia Federal no Espírito Santo tem o pior desempenho do país

Data: 24/02/14

 

A Superintendência da Polícia Federal no Espírito Santo teve o pior desempenho do país no ano de 2013. O resultado faz parte do Índice de Produtividade Operacional (IPO), elaborado pela direção-geral da PF e divulgado no jornal O Globo desta sexta-feira (21). Em relação às atividades operacionais e fatores geográficos, a atuação da PF no Estado ficou à frente somente da superintendência fluminense. Pelo índice, a nota da PF no Estado foi de 1,527, quase três vezes menor do líder do ranking.

Segundo a fórmula do IPO, a nota atribuída às atividades operacionais tem maior peso – 70% do total do índice geral. Neste item são considerados a quantidade de mandados de busca e apreensão cumpridos, prisões, operações realizadas, inquéritos relatados, apreensão de drogas e outras ações ligadas à atividade policial. Nem mesmo a operação que apreendeu meia tonelada de drogas no helicóptero da família do senador Zezé Perella (PDT-MG), em novembro passado, foi capaz de ajudar o ES a subir no ranking.

Neste quesito, a superintendência no Estado ficou com nota de 1,099, pouco acima da última colocada (RJ), que ficou com 1,091. Em termos de comparação, a superintendência de Goiás – que ficou imediatamente acima do ES no ranking ficou com 1,284, enquanto o melhor desempenho foi registrado no estado de Roraima (3,660), que acabou ficando também no primeiro ligar do índice geral de produtividade.

Outro ponto considerado no ranking foram os chamados fatores geográficos, que considera a área do Estado, número de municípios, quantidade de zonas eleitorais e até a existência de áreas indígenas. Nesta seara, a superintendência local repetiu o desempenho ficando acima somente da fluminense – 0,053 contra 0,039. Os líderes foram os estados de Amazonas e Roraima com notas de, respectivamente, 0,849 e 0,351. No caso dos dois estados, o resultado foi fortemente influenciado por serem situados em áreas de fronteira.

A PF do Espírito Santo teve um desempenho um pouco superior na parte burocrática – dentro das chamadas atividades administrativas, que envolve a emissão de passaportes, vistorias em embarcações e fiscalização de empresas de vigilância. A superintendência ficou na 10ª colocação com nota de 0,375, porém, essa nota tem somente o peso de 20% no índice geral. A reportagem de Século Diário procurou à assessoria de comunicação da Superintendência da Polícia Federal no Estado para comentar o resultado do índice, mas até o fechamento da reportagem não obteve resposta.

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ