Policiais federais gaúchos paralisam nesta terça e quarta

Data: 24/02/14

Os policiais federais gaúchos paralisam as atividades nesta terça e quarta-feira em todo o Rio Grande do Sul. Durante esses dias, o atendimento na sede da Superintendência da Polícia Federal (PF) na avenida Ipiranga, bairro Azenha, em Porto Alegre, e nas 13 delegacias do interior do Estado estará suspensos. Em função da paralisação, não serão realizados os serviços de atendimento ao público como oitivas, porte de arma, atendimento a estrangeiros, controle de empresas de vigilância, bancos e produtos químicos.

A emissão de passaportes será cancelada, sendo atendidos somente os casos emergenciais. A categoria manterá apenas os plantões, as ocorrências em flagrante e a custódia de presos. Os servidores estarão concentrados no saguão da Superintendência Regional, em Porto Alegre, onde haverá um ato público às 10h desta terça, e nas delegacias do interior.

O vice-presidente do Sindicato dos Policiais Federais do Rio Grande do Sul (Sinpef/RS), Ubiratan Antunes Sanderson, disse que a categoria protesta contra a redução dos investimentos na Polícia Federal, com consequente falta de condições de trabalho e de efetivo. “Os agentes federais estão com os salários congelados há sete anos, com perdas superiores a 45%”, comentou. Segundo Sanderson, o governo Federal não reconhece as funções de inteligência exercidas há décadas pelos agentes. “Temos ainda a existência de altos índices de doenças psíquicas e de suicídio, sem haver qualquer amparo psicológico na profissão, bem como a preocupante evasão de agentes federais”, explicou. No ano passado, 230 servidores deixaram a Polícia Federal, e de acordo com Sanderson, o número de policiais diminui a cada ano.

Conforme o vice-presidente do Sinpef/RS, o efetivo da corporação no país é de nove mil servidores entre agentes, escrivães e papiloscopistas. No Rio Grande do Sul, o quadro é composto por 500 funcionários. “Falta efetivo. O ideal é que o país tivesse 12 mil agentes federais em atividade”, acrescentou.

Para Sanderson, um dos efeitos mais sensíveis do sucateamento salarial é a constatação de que o atual governo transformou uma carreira cobiçada numa espécie de carreira-trampolim, em que os novos servidores já ingressam provisoriamente pensando em outros concursos.

Nessa manhã, os policiais federais realizaram um ato na avenida Paulista, em São Paulo. O grupo protestou pela reforma do sistema de segurança pública e pela falta de estrutura para a realização dos serviços de segurança durante a Copa do Mundo.

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ