DF: Nova greve de policiais federais dura 48 h e tem 70% de adesão

Data: 25/02/14

 

Policiais federais lotados em Brasília realizam nesta terça (25) e quarta-feira (26) uma nova mobilização para pedir aumento salarial, reestruturação de carreira e novo concurso. De acordo com o Sindicato dos Policiais Federais no DF (Sindpol), 70% deles aderiram à greve. O grupo segue a pauta da paralisação nacional proposta pela categoria, prevista para ocorrer em todos os estados. No Distrito Federal, são 800 profissionais, divididos entre agentes, escrivães e papiloscopistas.

A manifestação ocorre ao lado do Ministério da Justiça. Por meio da assessoria, a Federação Nacional dos Policiais Federais disse acreditar que o congelamento dos salários nos últimos anos ocorre como punição às frequentes operações de combate à corrupção. Procurados pelo G1, o Ministério da Justiça e a Polícia Federal disseram que não vão se pronunciar a respeito.

 

Elefante inflável usado em manifestação da Polícia Federal em frente ao Ministério da Justiça (Foto: Isabella Formiga/G1)

 


 Apesar da paralisação de 48 horas, os policiais afirmam que o atendimento ao público não será afetado. A emissão de passaportes, por exemplo, segue ocorrendo normalmente. Apenas as investigações de longo prazo não serão realizadas nesta terça e quarta.

O Ministério do Planejamento informou que nos dois últimos anos a categoria não aceitou a proposta de reajuste de 15,8%, feita a todos os servidores públicos federais, e não fechou acordo com o governo. A pasta afirma não ter margem financeira e fiscal para fazer o reajuste pedido, mas disse que está disposta a negociar com os policiais federais.


Paralisação anterior

 

Policiais federais durante manifestação no DF no dia 11 de fevereiro (Foto: Lucas Salomão/G1)

 


Na última manifestação, ocorrida no dia 11, o sindicato da categoria no DF também afirmou que há pouco respaldo médico para os policiais. Segundo a entidade, entre 2011 e 2012 houve 15 suicídios e, no ano passado, 230 profissionais deixaram a corporação em todo o país.

A organização reclama ainda que há apenas dois psicólogos para atender todos os policiais federais do país e que o plantão no Aeroporto Internacional de Brasília conta com apenas um policial, por 24 horas.

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ