MG: Policiais federais fazem paralisação de 48 horas

Data: 25/02/14

 

Policiais federais fazem mobilização de 48 horas a partir desta terça-feira (25), em Belo Horizonte. O ato é em adesão à greve nacional de trabalhadores da corporação. Durante a paralisação, investigações e serviços não agendados serão prejudicados durante dois dias, segundo o presidente do Sindicato dos Policiais Federais no Estado de Minas Gerais, Rodrigo Porto.

Agentes, escrivães e papiloscopistas aderiram ao movimento na capital mineira. O representante afirma que uma escala de 30% é mantida para serviços internos, que inclui a parte administrativa e investigativa. “Hoje todas as investigações estão paradas. Este percentual não consegue atender o serviço de rua”, afirma Porto.

 Já os serviços agendados, como emissão de passaportes e registro de estrangeiros, serão cumpridos. “Para quem não agendou, o atendimento poder ser demorado ou até não conseguir. Para quem agendou, vamos atender 100%”, completou.

Segundo sindicato, o ato começou com 20 participantes, mas são esperados cerca de 120 até o fim da manhã. Uma mula é mantida em frente à sede da Superintendência da Polícia Federal, no bairro Gutierrez, na Região Oeste da cidade. “A polícia foca hoje em dia nas mulas – pessoas que transportam droga de um local para outro – e não realmente nos traficantes, nas pessoas que estão produzindo a droga e traficando em grande escala”, criticou o presidente do sindicato. Segundo ele, faltam investimentos e gestão adequada para que as investigações resultem em indiciamentos e nas prisões necessárias.

A categoria – que reúne agentes, escrivães e papiloscopistas – afirma que está com salários congelados há sete anos. Enquanto os trabalhadores pedem de 35% a 40% de reajuste, o governo federal oferece um reajuste de 15,8%, segundo o sindicato. O presidente afirma que o percentual pedido equivale à reposição inflacionária dos últimos sete anos.

Os policias também protestaram em Belo Horizonte nos dias 7 e 11 de fevereiro. A assessoria do Ministério do Planejamento informou que, nos dois últimos anos, a categoria não aceitou a proposta de reajuste de 15,8% e não fechou acordo com o governo. A pasta afirmou que, neste momento, não há margem financeira e fiscal para fazer o reajuste pedido, pois causaria impacto na folha de pagamento. Mas ressaltou que as negociações estão abertas.

Nesta terça-feira (25), a Polícia Federal em Minas Gerais e em Brasília não se posicionaram  sobre a paralisação.

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ