Policiais federais fazem funeral em protesto na Esplanada dos Ministérios

Data: 25/02/14

Os agentes, escrivães e papiloscopistas federais realizam um protesto em forma de funeral, nesta terça-feira (25/2), em frente ao Ministério da Justiça. O ato inicia a paralisação de 48 horas dos policiais federais.


De acordo com a Polícia Militar, cerca de 60 policiais participam do ato, que não interfere no trânsito da Esplanada dos Ministérios. A PM acompanha a manifestação.


O Sindidicato dos Policiais Federais do Distrito Federal (Sindipol) informou que a ação de hoje faz referência ao quadro da "segurança pública no país, da violência epidêmica e do descaso do governo federal em solucionar os problemas".


Segundo dados do Sindipol, 92% dos homicídios no Brasil não são solucionados. "Precisamos de uma mudança profunda na estrutura das polícias em especial da PF", afirmou o presidente do sindicato, Flávio Werneck.


A classe pede a reestruturação da carreira e a recomposição salarial - em consequência de quase oito anos sem o reajuste. Os policiais federais foram os únicos que rejeitaram a proposta de 15,8% do governo federal, oferecida em 2012 e 2013.


Na quarta-feira (26/2), os policiais federais realizarão um novo ato. Em frente ao Palácio do Planalto, a categoria fará um "sombrinhaço" para denunciar as condições de trabalho dos profissionais que atuam nas zonas de fronteira e o sucateamento das delegacias regionais.


A paralisação de 48 horas faz parte Calendário Nacional de Mobilizações, proposto pela Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef). De acordo com o sindicato, 30% do efetivo continuará em atividade, conforme a determinação da lei.

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ