AC: Com direito a elefante branco, PF paralisa atividades por 48h

Data: 25/02/14

Com um elefante branco no Centro de Rio Branco, os servidores da Polícia Federal do Acre, entre agentes, escrivães e papiloscopistas, marcaram o início da paralisação das atividades durante 48 horas, a partir desta terça-feira (25). Esta é a terceira paralisação da PF somente este ano no estado. A categoria se reúne na praça Plácido de Castro. Somente 30% do efetivo permanece em atendimento.

 


O elefante significa a ineficiência na resolução de casos investigados pela categoria. De acordo com os servidores, devido à falta de estrutura para fazer investigações,  atualmente existe 96% de ineficiência na solução de casos.

Franklin Albuquerque, presidente do Sindicato dos Policiais Federais do Acre (Sinpofac) afirma que a reivindicação principal é a reestruturação do cargo de policial. "A gente continua brigando por uma lei que reconheça o que o policial federal faz no dia a dia", explica.

 De forma prática, o que a categoria almeja, segundo o sindicalista, é a possibilidade de ascensão profissional, podendo progredir dentro da instituição.

"O policial federal entra na profissão, e depois de 30 anos, quando chega a se aposentar, ele não ascendeu dentro do órgão. Não há nenhum plano de carreira. A gente quer que o policial possa se motivar, possa ter um plano de carreira, se especializar, como acontece em todas as polícias do mundo", explica.

O sindicalista afirma ainda que se o Governo Federal não apresentar um projeto de reestruturação do cargo, as paralisações vão aumentar. "A data da próxima paralisação ainda não vai ser divulgada por uma questão de estratégia, mas já vai ser de 72 horas. Fizemos duas de 24h esse mês, esta é a primeira de 48h e a próxima será de 72. Até culminar com uma greve geral", finaliza.

 

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ