CE: Polícia Federal paralisa atividades e faz ato público

Data: 25/02/14

 Agentes, escrivães e papiloscopistas da Policial Federal (PF) no Ceará pararam atividades nesta terça-feira (25) e quarta-feira (26). Um grupo realiza um ato público no anexo do prédio da corporação, no Bairro de Fátima, desde 9 horas. No Ceará, cerca de 400 profissionais aderiram à manifestação, segundo o presidente do Sindicato dos Policiais Federais do Estado do Ceará (Sinpof-CE), Carlos Onofre Façanha. Conforme o sindicato, 30% dos serviços seguem funcionando, conforme determina a lei.

De acordo com Façanha, a paralisação deve durar até esta quarta-feira (26), com concentração  no Aeroporto Internacional Pinto Martins. Caso as solicitações da categoria não sejam atendidas não estão descartadas novas paralisações em março.

 Façanha diz que a categoria pede o descongelamento dos salários, que dura sete anos; o fim das ingerências políticas nas investigações e do repasse de atribuições constitucionais da PF a outros órgãos. Eles também exigem mais atenção a policiais que sofrem problemas psicológicos. Segundo a Federação Nacional dos Policiais Federais, profissionais de todos os estados e também do Distrito Federal devem aderir ao movimento.

"Nós estamos exigindo mais investimentos na área da segurança, principalmente no que diz respeito, a Polícia Federal. Até o presente momento não tivemos retorno sobre as nossas reivindicações”, disse.

Procurada pelo G1, a Polícia Federal afirma que não irá se pronunciar sobre a greve. Já o Ministério do Planejamento, através de sua assessoria, afirma que nos dois últimos anos, a categoria não aceitou a proposta de reajuste de 15,8% e não fechou acordo com o governo. A pasta afirma que, neste momento, não há margem financeira e fiscal para fazer o reajuste pedido, pois causaria impacto na folha de pagamento. Mas ressalta que as negociações estão abertas.

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ