GO: Cerca de 70% dos policiais federais paralisam atividades por 48h

Data: 25/02/14

 Policiais federais realizam nesta terça-feira (25), em todo o país, uma nova paralisação para protestar contra as más condições de trabalho, pedir aumento salarial e denunciar um “boicote” sofrido por parte do governo federal. No estado, 70% do efetivo está de braços cruzados, de acordo com o Sindicato dos Policiais Federais em Goiás (Sinpefgo).

Nesta terça-feira, cerca de 50 policiais federais está reunido na sede da PF, em Goiânia, para protestar. A paralisação deve seguir até quarta-feira (26).

Atualmente, 182 agentes federais atuam no estado, divididos entre as bases em Goiânia, Anápolis e Jataí. Ao G1, O presidente do Sinpefgo, Adair Ferreira dos Santos, afirmou que os serviços prestados pela categoria, como a emissão de passaportes, são realizados parcialmente. “Os casos mais urgentes continuam a ser priorizados. No entanto, a greve paralisou 100% das investigações”, explicou.

 O G1 entrou em contato com o Ministério da Justiça, responsável pela Polícia Federal, mas não houve resposta até a publicação desta reportagem.

De acordo com Adair, entre os objetivos da categoria está deixar público que a burocracia imposta pelo governo federal tem atrapalhado a produtividade. “Os dados mostram isso claramente. Entre 2010 e 2013, o número de indiciados caiu de 1.351 para 499, uma significativa diminuição de praticamente 63% no número total de pessoas que foram investigadas”, destacou o sindicalista.

Adair diz que os serviços de inteligência realizados são monitorados de perto pelo governo e isso prejudica o andamento das investigações. “Existe um claro controle político sobre a atuação da PF. Em casos de apuração de atos de corrupção, os chamados ‘crimes de colarinho branco’, os agentes são obrigados a preencher formulários, informando quem são as figuras públicas alvos dos trabalhos. Isso refletiu em uma queda nas apurações”, destacou.

Reajuste salarial
Segundo o presidente do sindicato, a categoria está há sete anos sem reajuste salarial e falta reestruturação da carreira. “A nossa perda salarial já é de quase 50% nesse período. O governo ofereceu um reajuste de 15%, parcelado em três vezes, mas isso não é suficiente. Sem contar que os profissionais se sentem desvalorizados e, quando não se aposentam, usam a PF como trampolim para outras carreiras”, ressaltou.

Adair diz que os agentes federais devem fazer um novo ato, na tarde desta terça-feira, no Aeroporto Santa Genoveva. “Faremos a panfletagem e mostraremos para a população o descaso com a categoria, que realiza um trabalho importante para combater atos de corrupção”, ressaltou.

No último dia 7, a categoria fez uma mainifestação na capital. Cerca de 50 agentes, entre policiais, escrivães e papiloscopistas, protestaram e, como ato simbólico, se acorrentaram em frente ao prédio e penduraram as algemas.

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ