AP: 'A Polícia Federal está na UTI', protesta categoria

Data: 25/02/14

 

Seguindo mobilização nacional da classe, nesta terça-feira (25), agentes, escrivães e papiloscopistas da Polícia Federal no Amapá paralisaram as atividades por 48 horas em busca de reestruturação na carreira, passando por reajuste salarial e melhores condições de trabalho. De acordo com o sindicato da categoria, “a PF no Brasil está na UTI”, lamentou o presidente Augusto Almeida.

 Reunidos na Praça da Bandeira, no Centro de Macapá, 70% dos profisisonais da categoria simularam uma pescaria em referência à redução no número de operações deflagradas pela Polícia Federal. “Hoje pescamos só peixe pequeno nas operações, porque se algum agente político está envolvido nas investigações isso se torna uma dificuldade. Vivemos uma pressão política”, disse Almeida.

A categoria cobra aumento salarial, o que não ocorre há seis anos, além do pagamento de um adicional destinado aos federais que atuam em área de fronteira, que, segundo o sindicato, está “empacado” no Congresso Nacional. De acordo com o agente Diogo Pedrosa, o pouco efetivo de profissionais já prejudica a atuação da Polícia Federal no Amapá.

“Percebemos que a área de inteligência responsável pelas grandes operações está praticamente desativado. Estamos trabalhando na cobertura de grandes eventos e na área administrativa. A essência do trabalho investigativo da Polícia Federal não está sendo praticado”, disse Pedrosa, durante a paralisação, que segue até a quarta-feira (26), quando haverá um novo protesto.

O segundo dia de paralisação contará com o apoio da Polícia Rodoviária Federal e da Receita Federal, na cobrança pelo adicional destinado aos profissionais de fronteira.

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ