AM: Policiais federais em Manaus ameaçam iniciar greve durante a Copa do Mundo

Data: 25/02/14

Manaus - O Sindicato dos Policiais Federais no Amazonas (Sinpef/AM) cogita iniciar uma greve perto da realização da Copa do Mundo de 2014, caso a categoria não seja atendida pelo Governo Federal. Os policiais reivindicam um plano de cargos e carreiras e pagamento do adicional de fronteira, lei federal que foi aprovada em julho de 2013, porém ainda não regulamentada pela presidente Dilma Rousseff (PT).

Na manhã desta terça-feira (25), cerca de 60 policiais federais paralisaram suas atividades em frente ao órgão, localizado no bairro Dom Pedro, zona centro-oeste de Manaus. O vice-presidente do Sinpef/AM, José Sobral, ressaltou que nenhum serviço à população foi paralisado.

“Temos um calendário de atividades para março e, dentro disso, dependendo do que o Governo Federal sinalizar, não se descarta uma greve próximo a Copa do Mundo. Dependendo de como o governo quer a PF, pode sim ocorrer. Nossa participação ficará prejudicada, não por outra questão além da falta de motivação. Dentro do que nos obrigue a participar, participaremos, mas desmotivados ficará difícil se desdobrar para que as coisas aconteçam de uma forma mais eficiente”, disse Sobral.

“Queremos que a sociedade saiba do sucateamento dos PFs, causado pelo Governo Federal, principalmente quanto a política de cargos e salários. Os índices da PF de combate ao crime organizado, crime de desvio de recurso público, têm caído. Não temos uma lei que garanta o crescimento profissional dentro do órgão”, explicou o vice-presidente do Sinpef/AM.

Na quarta-feira, as paralisações serão voltadas para a Lei de Adicional de Fronteira (12.855/2013), que garante a indenização para servidores que exercem suas atividades em unidades situadas em fronteiras, que seja vinculadas à prevenção, controle, fiscalização e repressão dos delitos transfronteiriços. Proveniente do Projeto de Lei 4264/2012, a Lei nº 12.855 foi aprovada em 2 de setembro de 2013 pela Câmara dos Deputados, porém ainda não foi sancionada pela presidente.

Atualmente a PF no Amazonas conta com 160 policiais, sendo 40 em Tabatinga ( distante 1.108 quilômetros de Manaus) e 120 na capital.

Segundo Sobral, o salário bruto de um PF vai de R$ 5 mil a R$ 11 mil. “Há sete anos não recebemos aumento. E queremos pelo menos a recomposição inflacionária, que não foi dado. Faz sete anos que nenhum real a mais foi acrescido à categoria”.

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ