Policiais federais enxugam gelo em novo protesto em Belo Horizonte

Data: 26/02/14

 

Policiais enxugam gelo na entrada da sede da Superintendência Regional da Polícia Federal, no Bairro Gutierrez

 

Policiais federais de Belo Horizonte participam de uma nova manifestação na manhã desta quarta-feira. Na mobilização, que acontece em diferentes partes do estado e do país, os policiais fazem o gesto simbólico de “enxugar gelo” para mostrar as dificuldades nas ações de combate à criminalidade.

“Estamos mostrando que a Polícia Federal tem feito nos últimos anos. Por que isso? Não é porque não queremos trabalhar, é todo um clima desmotivacional imposto pelo governo federal, que desvaloriza o órgão. A gente hoje em dia não tem verba para fazer as nossas atividades”, explica o presidente do Sindicato dos Policiais Federais no Estado de Minas Gerais (SINPEF-MG), Rodrigo Porto.

Nesta manhã, os serviços agendados, como emissão de passaporte e controle de estrangeiros estão sendo atendidos normalmente. Ainda segundo Porto, novos protestos estão marcados para os dias 11, 12 e 13 de março em Brasília, onde profissionais de várias partes do país devem participar de uma marcha.

Os policiais federais denunciam que estão com os salários congelados há sete anos e ainda não conseguiram o reconhecimento legal de suas atribuições. A categoria também afirma que muitos profissionais acabam deixando a corporação para realizar concursos públicos para outros cargos ou se aposentando, por causa da desvalorização da carreira. No fim do ano passado, eles já haviam protestado contra o congelamento da carreira, alegando que estão sendo alvo de boicotes por causa de operações anticorrupção que, segundo o sindicato, abalaram o cenário político do país.

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ