A Policia Federal e o elefante da impunidade

Data: 26/02/14

Um enorme elefante branco, inflado de ar, chama a atenção das milhares de pessoas que transitam pela Beira Mar Norte. Foi mostrado bem na frente da Superintendência da Polícia Federal , com uma informação impactante: “Inquérito Policial – 96% de ineficiência”.


Protegidos pelo sol e pela alta temperatura, os policiais federais abrigavam-se em uma barraca, distribuindo panfletos sobre aquilo que consideram uma crise na estrutura policial do Brasil. Todos com camisetas pretas com SOS.


Uma mobilização que ocorreu em outros municípios e se repetiu em outros Estados, segundo o presidente do Sindicato dos Policiais Federais, Joel Moraes Ferreira. Fazia coro com os demais colegas, para enfatizar que a mobilização era pelo fim da impunidade, pela eficácia nos inquéritos policiais e, sobretudo, pelo Plano de Carreira e pela aprovação da PEC-51. De autoria do senador Lindenberg Farias, a PEC-51 prevê desmilitarização das Policias, unificação da estrutura policial dos Estados, a Corregedoria fora da Policia Federal e a municipalização do poder de polícia às guardas municipais.


Os policiais criticam o atual modelo dos inquéritos policiais. Dizem que são “peças jurássicas, ultrapassadas”, e propõem um sistema mais moderno de investigação e formalização dos inquéritos, como em outros países.


– O inquérito policial, como é feito hoje, é uma peça falida e burocratizada – sentencia Joel Ferreira, ao revelar que apenas “4% dos crimes praticados no Brasil são resolvidos”.
A mobilização vai continuar hoje em todo o país. Tem em Santa Catarina o apoio dos Policiais Civis, da Aprasc e da Polícia Rodoviária Federal.

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ