DF: Policiais federais fazem ato por reestruturação de carreira

Data: 26/02/14

  Cerca de cem policiais federais ocuparam uma faixa do Eixo Monumental e marcharam em direção à Praça dos Três Poderes, em Brasília, no fim da manhã desta quarta-feira (26). A categoria reivindica a reposição inflacionária dos últimos oito anos, período em que os policiais não recebem reajuste, segundo o Sindicato dos Policiais Federais do DF (Sindipol).

Os manifestantes se reuniram em frente ao Palácio do Planalto com um elefante branco inflável escrito "inquérito policial". Eles estavam com apitos e vuvuzelas e afirmavam que pretendem ficar no local até o final do dia.

Nesta terça-feira (25), representantes dos policiais federais foram recebidos pelo assessor do Ministério da Justiça Marcelo Veiga. Ele ouviu as propostas da categoria, vai dialogar com Ministério do Planejamento e voltar a se reunir com policiais federais.

 O sindicato afirma que os guarda-chuvas são uma alusão à única proteção que os policiais possuem porque o governo e Ministério da Justiça deixaram a corporação sem estrutura. “O elefante representa nossa estrutura de segurança publica que e arcaica. Tudo precisa mudar”, diz Werneck.

Segundo o presidente do Sindipol-DF, Flávio Werneck, a categoria já apresentou 40 projetos para o governo, mas nenhum foi levado ao Congresso.

Greve
A categoria realiza desde a terça-feira (25) uma greve de 48 horas, para pedir aumento salarial, reestruturação de carreira e novo concurso. De acordo com o Sindpol, 70% deles aderiram à greve. O grupo segue a pauta da paralisação nacional proposta pela categoria, prevista para ocorrer em todas as unidades federativas. No DF, são 800 profissionais, divididos entre agentes, escrivães e papiloscopistas.

A manifestação ocorre ao lado do Ministério da Justiça. Por meio da assessoria, a Federação Nacional dos Policiais Federais disse acreditar que o congelamento dos salários nos últimos anos ocorre como punição às frequentes operações de combate à corrupção. Procurados pelo G1, o Ministério da Justiça e a Polícia Federal disseram que não vão se pronunciar a respeito.

Apesar da paralisação de 48 horas, os policiais afirmam que o atendimento ao público não é afetado. A emissão de passaportes, por exemplo, segue ocorrendo normalmente. Apenas as investigações de longo prazo não serão realizadas.

 O Ministério do Planejamento informou que nos dois últimos anos a categoria não aceitou a proposta de reajuste de 15,8%, feita a todos os servidores públicos federais, e não fechou acordo com o governo. A pasta afirma não ter margem financeira e fiscal para fazer o reajuste pedido, mas disse que está disposta a negociar.

Na manifestação anterior, ocorrida no dia 11 de fevereiro, o sindicato da categoria também afirmou que há pouco respaldo médico para os policiais. Segundo a entidade, entre 2011 e 2012 houve 15 suicídios e, no ano passado, 230 profissionais deixaram a corporação em todo o país.

A organização reclama ainda que há apenas dois psicólogos para atender todos os policiais federais do país e que o plantão no Aeroporto Internacional de Brasília conta com apenas um policial, por 24 horas.

 

 

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ