Servidores federais de Foz instalam 'indenizômetro' na Ponte da Amizade

Data: 26/02/14

 

Servidores de vários órgãos federais que atuam na região da tríplice fronteira entre o Brasil, Paraguai e Argentina realizaram um protesto na manhã desta quarta-feira (26) na Ponte Internacional da Amizade, entre Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, e Ciudad del Este (PY). O ato que começou por volta das 8h e durou cerca de uma hora contou com a participação de agentes das polícias Federal (PF) e Rodoviária Federal (PRF), Receita Federal (RF) e dos ministérios do Trabalho e Emprego (MTE) e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). A categoria reivindica, entre outros, o aumento do efetivo, fim do controle político nas investigações, fim do assédio moral dentro da PF e incentivo para permanecer nos pontos de fronteira.

 O protesto faz parte da mobilização nacional de 48 horas da PF que teve início na terça-feira (25). Durante a manifestação que se estendeu por cerca de meia hora e deixou o trânsito lento na região da ponte, os servidores distribuíram panfletos às pessoas que atravessaram a fronteira e inauguraram um ‘indenizômetro’, espécie de marcador que mostra há quantos dias a lei que institui o adicional de fronteira aguarda regulamentação. Nesta quarta-feira, o medidor marca 166 dias.

A lei 12.855/13, publicada no dia 2 de setembro, prevê uma indenização de R$ 91 por jornada de oito horas trabalhadas por servidores públicos federais em postos de fronteira do país. A regra foi criada após uma série de protestos das categorias em reivindicação a melhores condições de trabalho e do aumento de efetivo ao longo dos mais de 16 km de fronteira com países vizinhos. As ações nestes pontos são consideradas essenciais no combate ao tráfico de drogas, armas, munição e de pessoas, ao contrabando e a crimes ambientais e biopirataria.

 Segundo a diretora do Sindicato dos Policiais Federais em Foz do Iguaçu, Bibiana Orsi, a lei depende de um decreto presidencial que estabeleça, entre outros, quais unidades e quais servidores serão beneficiados. “Como não existe um prazo legal para isso, o governo não fez. E, estamos aqui para cobrar essa regulamentação. O impacto orçamentário é baixíssimo e já está previsto no Plano Nacional de Fronteiras”, justificou. “Isto terá reflexos no número de servidores que poderão se interessar em trabalhar e permanecer por mais tempo nestas regiões”, destacou. "Lei que não se aplica, não vale. Com isso, a fronteira fica desguarnecida porque não conseguimos fixar aqui os nossos servidores."

Em Guaíra, também no oeste, protestaram também na Ponte Ayrton Senna, um dos principais acessos entre o Paraná e o Mato Grosso do Sul. O representante sindical da PRF na região, Huanderson de Araújo dos Santos, disse ao G1 que cerca de 60 servidores da PF, PRF e RF intensificou a fiscalização de veículos que entram ou saem do país “para mostrar como esse trabalho deveria ser feito”. A mobilização que teve início às 8h30 deve se estender até as 11h. Em Cascavel, a mobilização foi no Trevo Cataratas, na BR-277.

Sudoeste
Agentes de Pato Branco e de Planalto, no sudoeste do Paraná, e de Maravilha (SC) se reuniram em frente à delegacia da PF em Dionísio Cerqueira e de lá seguiram em comboio para o KM 0 da BR-163, onde bloquearam a rodovia por alguns minutos durante a manhã.

 

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ