PF reduz em 60% sua produtividade no Piauí

Data: 26/02/14

Policias, escrivães e papiloscopistas da Polícia Federal do Piauí paralisaram hoje suas atividades em Teresina em um protesto por melhorias nas condições de trabalho. A manifestação daqui faz parte do calendário nacional de lutas da categoria que reivindica a reestruturação da carreira.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Servidores de Polícia Federal do Estado do Piauí (SSDPFPI), Luiz Alberto, a paralisação deve continuar nos próximas dias. “Nós tivemos uma redução no número de indiciamentos entre 2010 e 2013 da ordem dos 60% e aqui no Piauí, as autoridades e os nossos superiores tentam mascarar essa realidade com números enganosos”, afirma Luiz Alberto. O sindicato diz que a ineficiência em todo o Brasil chega a 96%.

Os manifestantes alegam ainda que nos últimos 10 anos, a Polícia Federal do Piauí tinha em efetivo de 95 agentes em atividade. Esse número caiu para 68 agentes, uma diminuição de aproximadamente  29%. Hoje, esses servidores encontram-se parados realizando apenas a emissão de passaportes para o exterior em caso de viagens por motivos de doença ou viagens a negócio. A emissão de passaportes turísticos não está sendo feita.

Todos os números disponíveis foram pesquisados pelo Setor de Estatísticas da Polícia Federal e encaminhados através do portal de acesso à informação que é monitorado pela Controladoria Geral da União.

Outra reivindicaçhão da categoria diz respeito aos salários que estão congelados há sete anos segundo o sindicato. Os agentes dizem que a categoria não é reconhecida e que entre 2009 e 2012, 10% dos policiais parar suas atividades e 230 deixaram a carreira por conta das más condições de trabalho. Essa queda representa cerca de 60,37%.

Na tarde de hoje (25) os manifestantes vão para a sede do sindicato no Centro da cidade. A paralisação continua amanhã (26) e não tem previsão de encerramento.

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ