Após protestos, policiais federais já organizam manifestações para março

Data: 27/02/14

 A paralisação de 48 horas de agentes, escrivães e papiloscopistas da Polícia Federal termina hoje (26), mas já se programam novas manifestações para 11 a 13 de março, segundo a Fenapef, federação nacional da categoria. De acordo com a entidade, o movimento ocorre em todos os estados e no Distrito Federal. Os trabalhadores protestam enxugando barras de gelo em frente a unidades da PF para alertar a população para o que chamam de "congelamento" da instituição e sucateamento do órgão.

 

Os sindicalistas afirmam que a categoria acumula perdas salariais de 40% em sete anos. Além de reajuste, eles afirmam que a paralisação é por reestruturação da segurança pública, com mais contratações e melhores condições de trabalho.

 

“O aumento de salário e uma consequência dentro do que estamos fazendo. A Polícia Federal está toda remendada, não funciona mais e enquanto isso o crime está dando saltos. Estamos tentando trazer sociedade para essa discussão”, afirma o diretor de estratégia sindical da Fenapef, José Carlos Nedel.

 

“Não estamos dispostos a aceitar apenas o reajuste. O índice de suicídio hoje na categoria é enorme, os policiais sofrem perseguição, assédio moral, inúmeros são afastados por razões psicológicas ou psiquiátricas. O que queremos é o compromisso do governo para a reformulação da PF”, acrescenta o presidente do Sindicato dos Policiais Federais no Estado de São Paulo (Sindpolf-SP), Alexandre Santana.

 

Outra reivindicação refere-se à regulamentação da Lei 12.855/2013, conhecida como adicional de fronteira, que prevê gratificação aos trabalhadores que atuam com prevenção, controle e fiscalização em áreas fronteiriças do país. Eles também defendem a instalação de uma carreira única na PF e a tramitação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 51/2013, do senador Lindbergh Farias (PT-RJ), que modifica a estrutura de segurança pública e propõe a desmilitarização da polícia.

 

A assessoria de imprensa do Departamento de Polícia Federal do governo informou que o órgão “não irá se manifestar sobre o movimento paredista”. Os trabalhadores não descartam a ideia de entrar em greve por tempo indeterminado.

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ