Bloco com agentes da Polícia Federal vai às ruas exigir reajuste de salários

Data: 27/02/14

A abertura do Carnaval começou mais cedo este ano, mas no circuito na Barra, nada de animação. Puxados por uma fanfarra, o “Bloco do Enxuga Gelo” partiu do Farol em direção ao Cristo, às 10 horas, onde policiais federais protestaram contra o sucateamento da instituição que, segundo eles, está atrapalhando a atuação e os resultados à sociedade.


Eles pararam por dois dias (25 e 26), mantendo apenas os serviços essenciais à população, como emissão de passaportes, fiscalização e atendimento à imigração. Na manifestação realizada ontem até o meio-dia, os policiais distribuíram panfletos e protestaram contra da falta de infraestrutura, e também reclamaram da questão salarial.

Eles afirmam que a categoria está há sete anos sem recomposição salarial, o que tem causado o aumento do abandono da carreira de policial federal. De acordo com o Sindicato dos Policiais Federais, este número chega a 220 por ano. Entre os problemas apontados pelo SindiPol estão a inexistência de um núcleo de policiamento marítimo e de uma aeronave para combater o cultivo de drogas no estado.

Com apenas 280 policiais para atuar em todo o estado, a Polícia Federal também conta com o reforço do efetivo com a contratação de terceirizados para atuar na parte de imigração.  Esta é a segunda manifestação realizada pela categoria só este mês. No último dia 11, em apoio ao movimento nacional, eles paralisaram as atividades e ocuparam a área de embarque e desembarque do Aeroporto Internacional Luis Eduardo Magalhães.

Números oficiais
De acordo com diretor financeiro do sindicato, o agente Eduardo Marques, nos últimos sete anos, a quantidade de indiciamentos na Polícia Federal caiu cerca de 61%. Na Bahia, a redução de produtividade foi maior, chegando a quase 77%. “Não são números registrados por nós do sindicato. São dados da própria Polícia Federal, solicitados por nós através da lei de acesso à informação”, explicou o sindicalista.

Segundo ele, esta queda de produtividade é reflexo tanto da insatisfação dos policiais quanto da falta de infraestrutura para executar o trabalho. Outro dado apresentado pelo sindicato foi a diminuição de indiciamentos dos crimes relacionados ao tráfico de drogas, que teve redução de aproximadamente 40% em 2013, comparado com 2010, no Brasil. Na Bahia, este número, na mesma comparação, foi para -63,78%.

Apesar dos números, um dos principais prejuízos, segundo Marques, é o enfraquecimento aos crimes de “colarinho branco”. “Nós estamos impedidos de elaborar ações mais contundentes contra a corrupção no país, por conta do sucateamento da instituição”, finalizou Marques.

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ