Brazilian Federal police on two-day strike for better wages and working conditions

Data: 27/02/14

MERCOPRESS. ( Veja a matéria original)

 

Como uma antecipação do que estava para acontecer na terça-feira, cerca de 100 policiais protestaram na segunda-feira ao longo da Avenida Paulista, em São Paulo fora de um edifício que hospedava um seminário da autoridade local na segurança da Copa do Mundo.

"Chegamos a uma situação crítica", Jones Borges Leal, presidente da Federação Nacional de Polícia Federal do Brasil, em uma marcha de protesto em centro empresarial de São Paulo. Policiais Federais  afirmam que seus salários estão congelados há sete anos.

"Nós temos uma série de atividades programadas para o ano e espero não ter que trazê-los a uma parada durante a Copa do Mundo", que começa 12 de junho, acrescentou. "Esperamos que não chegue a isso."

São Paulo está programado para sediar o jogo de abertura entre Brasil e Croácia.

Os policiais protestam com banners e slogans exigindo "FIFA Polícia Federal padrão" - aludindo ao organismo que rege o difícil padrões de segurança do mundo do futebol está exigindo para o torneio.

A polícia diz que apenas 30% dos funcionários irá fornecer um serviço mínimo durante dois dias de greve de seus colegas em um país acossado por protestos nos últimos meses contra a corrupção e os custos de sediar a Copa.

"O Sistema de segurança do Brasil precisa de reforma", disse Borges. "Não temos recursos suficientes para garantir a segurança dos brasileiros, e menos ainda de visitantes estrangeiros", ele reclamou.

Brasil espera receber cerca de 600.000 visitantes estrangeiros para o evento de futebol que durou um mês.

De acordo com Borges, apesar de ser um país de dimensões continentais o Brasil só tem 10 mil policiais federais em todo o país para fiscalizar fronteiras e segurança do aeroporto, a segurança de prédios públicos e também emitir passaportes.

Eles também são responsáveis ??pela segurança do chefe de Estado, a presidente Dilma Rousseff, e os ministros de seu governo. No entanto cada um dos 27 estados federais do Brasil têm polícia federal, militar e  civil.

Há uma década, o ex-presidente Lula da Silva anunciou que iria criar uma estrutura de segurança pública unitária através de uma emenda constitucional, mas o plano foi  suspenso.

O governo brasileiro disse que tem uma força especialmente treinados, 10.000- para ajudar a gerenciar a segurança da Copa do Mundo que está chegando. A presidente Dilma Rousseff já avisou que, se os protestos e atos de violência contra a propriedade privada e / ou governo continuar, ela vai chamar as Forças Armadas para garantir que tudo corra bem.

 

 

 Publicado por: SINDPOLF/SP

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ