Policiais Federais do Pará fazem paralisação nesta terça-feira

Data: 28/02/14

 

Em Altamira, no sudoeste do Pará, policiais federais protestaram por melhores condições de trabalho, aumento de efetivo policial, e mais viaturas para trabalharem. (Foto: Glaydson Castro/Tv Liberal)

 

Servidores da Polícia Federal do Pará realizam uma manifestação na manhã desta terça-feira (25), para reivindicar a reestruturação da carreira e, consequentemente dos salários, que estão congelados há sete anos, segundo o Sindicato dos Policiais Federais do Estado do Pará (Sinpef). Policiais federais de Belém, Marabá, Altamira e Santarém aderiram à paralisação nacional da categoria.

Em Belém, os policiais aproveitaram a ocasião para fazer uma doação em prol da sociedade. “A manifestação ocorre no Hemopa, os servidores decidiram protestar doando sangue”, afirma Roger Rezegue, presidente do Sinpef.  “A tarde vamos até o aeroporto fazer uma panfletagem sobre o apagão da PF. Vamos mostrar que não é essa a realidade da Polícia Federal”, disse ainda o presidente.

 

Sindicado denuncia sucateamento


De acordo com o Sindicato dos Policiais Federais do Estado do Pará, nos últimos anos, os sindicatos da Polícia Federal têm denunciado o sucateamento do órgão e um congelamento salarial que já alcança sete anos. Os agentes, escrivães e papiloscopistas da PF recebem a metade do salário dos auditores da Receita, oficiais da Agência de Inteligência e servidores das agências reguladoras.

 

Categoria denuncia precarização das condições
de trabalho no município.
(Foto: Glaydson Castro/Tv Liberal)


 Dados do Sinpef apontam ainda que somente em 2013, mais de 230 agentes federais deixaram o órgão e metade abandonou a carreira, em que o índice de desmotivação, alcoolismo e doenças psíquicas é altíssimo, assim como a taxa de suicídios.

O sucateamento gera problemas para a sociedade como um todo, segundo o Sinpef. Entre 2010 e 2013, o número de indiciados pela Polícia Federal no Pará Pará caiu de 1.672 para 274, uma queda superior a 83% no número total de pessoas que foram investigadas pelas unidades da PF no estado.

 


 

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ