Policiais federais paralisam por 48 horas em Santarém, PA

Data: 28/02/14

 

 Aderindo ao movimento iniciado em todo o país, parte dos policiais federais de Santarém, oeste do Pará, iniciaram nesta terça-feira (25) uma paralisação denominada 'Apagão da Polícia Federal', prevista para durar 48 horas. Participam agentes, escrivães e papiloscopistas, mas delegados também devem aderir à paralisação nesta quarta-feira (26).

Os policiais estenderam faixas e cartazes em frente à Delegacia de Polícia Federal em Santarém com frases de insatisfação. De acordo com o agente da PF, Uilses Tavares, as principais reivindicações são referentes à melhoria salarial, reestruturação da carreira e ao pagamento de indenização de fronteira.

As paralisações são pontuais em todo o Brasil. Nesta terça, o movimento reinvindica a melhoria salarial. "Nós só entramos na PF hoje se tivermos nível superior, mas o governo trata os EPA's [Escrivães, papiloscopistas e agentes] como se fossem nível médio. Enquanto um agente da ABIN [Agência Brasileira de Inteligência] entra ganhando 16 mil reais, um EPA ganha 7 mil reais", compara.

 Para esta quarta-feira, a reivindicação é pela indenização de fronteira que, segundo os agentes, não está sendo repassada aos profissionais. Ela se refere a um valor adicional que o agente recebe por atuar em áreas específicas no combate ao contrabando, tráfico de drogas, armas e munições em fronteiras do país.

O agente garante que há 30% do efetivo está trabalhando. "Os serviços não foram afetados. O atendimento ficou reduzido, mas não foi suspenso. Nenhum funcionário foi proibido de entrar", ressalta Tavares.

No dia 11 de fevereiro, a Delegacia Sindical de Santarém, representante do Sindicato dos Policiais Federais do Pará (Sinpef), realizou o movimento denominado 'PF na UTI'. Assim como a paralisação anterior, o movimento 'Apagão na Polícia Federal' também faz parte do calendário de mobilização nacional liderado pela Federação Nacional dos Policiais Federais.

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ