Diretor do filme Tropa de Elite fala sobre PEC 51

Data: 28/02/14

 

Para assistir trecho em que José Padilha fala da PEC 51, clique neste link. Para ter acesso à matéria na íntegra, clique neste link.

 

 

O Roda Viva entrevistou na segunda-feira (24) o cineasta José Padilha. Diretor de Tropa de Elite 1 e 2, ele falou, entre outros assuntos, sobre sua trajetória, as diferenças de filmar no Brasil e nos Estados Unidos e sobre o filme Robocop, no qual assina a direção. O filme traz Joel Kinnaman, Michael Keaton, Gary Oldman e Abbie Cornish no elenco.

O seu último longa estreou no dia 21 nos cinemas de todo o Brasil com o investimento de milhões de dólares. Apesar de se tratar de uma produção hollywoodiana, Padilha afirma que é um filme com alma do Brasil, pois teve brasileiros em quatro posições criativas. “É um filme brasileiro de US$ 130 milhões”, brinca.

Conhecido mundialmente por abordar assuntos como a violência urbana no Brasil, Padilha diz que o remake de Robocop também traz questões sociais em sua história.

No programa, o diretor também falou sobre a violência no Brasil. Para ele, o grande problema continua sendo a corrupção na polícia, como abordou em Tropa de Elite; e sugere: “O único caminho para acabar com a corrupção na polícia é a PEC 51, [...] que permitiria a criação de policias administráveis”. De acordo com declaração de Padilha, na época que foi proposta muitos governadores estavam de acordo, mas “Lula não queria entrar na seara da segurança pública. O FHC também optou por não fazer”.

Nascido no Rio de Janeiro, José Padilha é formado em administração de empresas, estudou política e literatura inglesa, mas percebeu que sua carreira profissional estava entrelaçada ao cinema. Em 1997, aos 30 anos de idade, fundou com o fotógrafo e diretor Marcos Prado a Zazen Produções. Escreveu, dirigiu e produziu alguns documentários para a televisão.

Em 2002, chamou a atenção do público e crítica com o longa-metragem documental Ônibus 174, o primeiro de sua carreira. Em 2007, ganhou mais projeção e repercussão com o lançamento de Tropa de Elite, principalmente após ele ser pirateado antes da estreia nos cinemas. Em 2008, Padilha recebeu o Urso de Ouro no Festival de Cinema de Berlim. Dois anos depois, lançou Tropa de Elite 2, repetindo o sucesso do original. Segundo o Filme B, a produção teve mais de 10 milhões de espectadores no cinema em nove semanas de exibição.

O Roda Viva contou com uma bancada de entrevistadores formada por jornalistas, adêmicos, especialistas e formadores de opinião.


Publicado por: Sindpolf/SP

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ