Brasilienses reclamam de furtos durante folia em blocos

Data: 05/03/14

Apesar de a Secretaria de Segurança Pública (SSP) considerar que o carnaval em Brasília transcorreu dentro da normalidade, sem ocorrências graves, brasilienses que foram brincar a folia nas ruas denunciaram vários casos de violência. Ontem, até o fechamento desta edição, cinco pessoas foram presas, uma delas por portar uma faca e outra uma arma calibre .38 e trê munições. Além disso, 20 foliões foram à 1ª Delegacia de Polícia (Asa Sul) registrar queixa, a maioria for furto de celular. A Polícia Militar do DF informou ainda que houve o registro de algumas brigas, inclusive uma pessoa desmaiou e o trio elétrico precisou parar para o atendimento do folião.

Durante os quatro dias de festa, foram muitos os furtos, roubos, brigas e até de pequenos arrastões, principalmente na área central da cidade, seja nos blocos, seja no Gran Folia — estrutura montada pelo GDF ao lado da Biblioteca Nacional.

As estatísticas oficiais só serão divulgadas hoje pela SSP, mas um balanço parcial, que considerou os registros feitos até a tarde de ontem, apontou 250 ocorrências apenas nos bloquinhos carnavalescos e no Gran Folia, ou seja, nas áreas das 1ª, 2ª e 5ª delegacias de polícia, responsáveis pelo Plano Piloto.

Equipes de PMs, de bombeiros e de policiais civis foram designadas para acompanhar o carnaval de rua. As ocorrências mais comuns registradas incluíram furtos diversos (53), roubo (19) e furto (13) a pedestres, lesão corporal dolosa (8) e roubos diversos (8). Os blocos com mais problemas foram o Galinho (31) e o Raparigueiros (25), além do Gran Folia (14). Em outros 51 registros, as vítimas não informaram os locais onde os crimes aconteceram.

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ