Alvaro Dias lamenta descaso do governo com a segurança pública

Data: 07/03/14

 

O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) criticou, nesta quarta-feira (5), o que chamou de descaso do governo federal com a situação da segurança pública.

O senador lamentou o corte, por parte do governo, de uma emenda parlamentar de R$ 130 milhões destinada a reforçar o aparelhamento da polícia na região de fronteira do estado do Paraná. A emenda foi apresentada pela bancada paranaense no Congresso. Alvaro afirmou que o corte "é uma temeridade” – pois as drogas costumam vir de fora – e demonstra a falta de visão estratégica do governo.

– Esse valor iria melhorar a segurança na tríplice fronteira – disse o senador, ressaltando que os recursos alcançariam também as Forças Armadas.

Alvaro Dias lembrou que o Conselho Internacional de Controle de Narcóticos, ligado à ONU, acaba de divulgar que o consumo de cocaína no Brasil mais que dobrou nos últimos dez anos e já é quatro vezes superior à média mundial. Em 2005, de acordo com a pesquisa, 0,7% da população entre 12 e 65 anos consumia a droga. Em 2011, essa taxa chegou a 1,75%.

O senador também relatou que esteve em Londrina (PR), na última sexta-feira (28), conversando com representantes dos bombeiros, da Polícia Militar, da Polícia Civil e da Polícia Federal sobre as dificuldades enfrentadas no dia a dia para o desempenho de suas funções. Os policiais, informou o senador, pedem recomposição salarial e mais estrutura para a realização de seu trabalho. Alvaro Dias citou uma pesquisa que aponta que mais de 250 agentes deixam a Polícia Federal anualmente, em busca de melhores salários, e mais de 85% do quadro se sentem infelizes no trabalho.

- As nossas homenagens àqueles que, de forma direta ou indireta, combatem o crime e a corrupção – disse o senador.

Aerus

Alvaro Dias também informou que no próximo dia 12 o Supremo Tribunal Federal (STF) vai realizar a primeira sessão de julgamento no caso do Fundo Aerus, dos aposentados e pensionistas da Varig. O senador disse que vem acompanhando esse “calvário” há cerca de sete anos. Ele lamentou a insensibilidade do governo com o assunto, mas ressaltou que, com o julgamento do STF, volta a esperança. O senador ainda criticou a condução da economia e lamentou o baixo crescimento do produto interno bruto (PIB), que ficou em 2,5% no ano passado.

 

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ