AL: Servidores da Polícia Federal fazem paralisação de três dias

Data: 11/03/14

 Os servidores da Polícia Federal (PF) de Alagoas fazem uma paralisação de três dias, a partir desta terça-feira (11). De acordo com o Sindicato dos Policiais Federais no Estado de Alagoas (Sinpofal), a categoria aderiu ao indicativo nacional e nenhum serviço dos agentes, escrivães e papiloscopistas será realizado.

Na próxima sexta-feira (14), as atividades serão retomadas. A mobilização faz parte do calendário progressivo de paralisações da categoria, que iniciou em fevereiro deste ano. De acordo com a categoria, o principal objetivo é denunciar o sucateamento da PF, que sofre com a redução na sua estrutura de trabalho e desvalorização de seus servidores policiais.

Os protestos também denunciam a falta de estrutura para a realização dos serviços durante a realização da Copa do Mundo, em junho deste ano, e pedem a reforma no sistema de Segurança Pública.

O vice-presidente do Sinpofal, Flávio Moreno, explica que a falta de estrutura tem prejudicado ações como o combate ao tráfico de drogas. Segundo ele, houve uma diminuição de 66% nos indiciamentos por tráfico em quatro anos. “Em 2010, registramos 42 indiciamentos. Já em 2013 foram apenas 14. Isso é muito preocupante porque enquanto o tráfico de drogas cresce, as ações para combater esse crime diminuem”, reclamou.

 Para Moreno, essa diminuição é resultado da falta de investimento na PF. “Isso reflete na violência. A crise na Polícia Federal acaba ajudando o caos na segurança pública. Estamos fazendo as mobilizações para alertar a sociedade do problema que acontecem por falta de investimento na segurança”, disse.

Segundo o vice-presidente, a categoria reivindica ainda o cumprimento da lei 9266/96, que estabelece que as atribuições da categoria sejam consideradas como cargo de nível superior. Segundo ele, os servidores reclamam que ainda são tratados como funcionários de nível médio.

“A lei existe, mas o governo federal não regulamentou as atribuições dos cargos com o grau de complexidade e nível de responsabilidade, que aumentou. Também queremos que os valores dos subsídios desses três cargos sejam enquadrados na tabela dos servidores públicos federais”, falou.

Com a paralisação, somente serviços emergenciais devem ser feitos até a quinta-feira (14). De acordo com o Sinpofal, a emissão de passaportes, investigações e a parte de controle de armas só será feita em casos urgentes. Serão mantidos 30% dos trabalhos.

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ