Em greve, PF marca protesto em Brasília contra segurança privada na Copa

Data: 11/03/14

 

De novo: policiais federais levaram elefantes brancos infláveis à Esplanada em protesto realizado em junho de 2013 (Ronaldo de Oliveira/CB/D.A Press)  
De novo: policiais federais levaram elefantes brancos infláveis à Esplanada em protesto realizado em junho de 2013

 

Agentes da Polícia Federal (PF), escrivães e papiloscopistas de todo o Brasil entrarão em greve por três dias a partir desta terça-feira (11/3). Segundo a PF, o ponto alto do movimento será uma passeata na Esplanada dos Ministérios na próxima quarta-feira (12/2). O Sindicato denuncia que servidores sem experiência operacional em campo estão sendo indicados por critérios políticos para planejarem e coordenarem a segurança da Copa 2014.

Segundo o texto de comunicado anunciando a paralisação, nos gastos com a segurança dos grandes eventos, o foco deveria ser o investimento permanente nas estruturas das polícias. Porém, "grande parcela será gasta em segurança privada, sem licitação, ou diárias e passagens para os milhares de policiais que vão ser deslocados de suas cidades de origem, onde as populações ficarão mais vulneráveis à criminalidade".

O Sindicato dos Políciais Federais do DF explicou que centenas de policiais virão de todas as partes do país - eles vão resgatar os enormes elefantes brancos infláveis já usados em protestos anteriores, que simbolizam a burocracia e a politicagem na Segurança Pública.

A Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef) representa sindicalmente mais de 20 mil pessoas. Para os investigadores, as maiores fragilidades da Segurança Pública no Brasil estão nas fronteiras e nos aeroportos. Eles afirmam que nestas duas frentes o que se observa são falhas graves de gestão.

Leia mais notícias em Cidades

Segundo Jones Borges Leal, presidente da Fenapef, “em todos os aeroportos e unidades de fronteiras brasileiras, não existe quantidade suficiente de agentes federais para cuidar do policiamento aeroportuário, de fronteiras e combate ao crime organizado. Em alguns aeroportos não tem nenhum. E infelizmente mais de 250 policiais federais abandonam a profissão todos os anos, pois a carreira tem sido duramente sucateada pelo governo”.

A Fenapef protesta contra o descaso com o policiamento aeroportuário, e abandono de agentes federais treinados e experientes. "Afinal, é mais inteligente evitar o embarque de um terrorista, e não ter que abater um voo comercial com 300 passageiros em áreas urbanas", diz o comunicado da federação.

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ