DF: Nova greve de policiais federais dura 72 h e mantém adesão de 70%

Data: 11/03/14

Policiais federais do Distrito Federal entraram nesta terça-feira (11) em uma greve de três dias durante mais uma mobilização nacional da categoria para pedir aumento salarial, reestruturação de carreira e novo concurso. Nesta paralisação, eles também protestam por “segurança pública padrão FIFA”, afirmando que há servidores sem experiência operacional indicados por critérios políticos para planejar e coordenar as ações durante a Copa do Mundo.

A expectativa do Sindicato dos Policiais Federais do DF é de adesão de 70% da categoria na capital do país, o que corresponde a cerca de 800 profissionais. O grupo prevê uma passeata com policiais vindos de todas as partes do país nesta quarta, usando elefantes brancos infláveis para simbolizar o que chamam de burocracia e politicagem na segurança pública.

A categoria prevê se reunir às 14h desta terça em frente ao edifício sede da PF. A corporação disse que não se pronuncia sobre esse tipo de situação.

Em nota, a Federação Nacional dos Policiais Federais afirma estar preocupada com a forma como o governo nacional tem se planejado para o mundial. A entidade representa sindicalmente 20 mil agentes, escrivães e papiloscopistas.

“Os agentes federais estão preocupados, pois a cúpula do governo aparenta estar mal assessorada, sem noção da realidade. Na tomada de decisões, policiais especializados e experientes em campo não são ouvidos. E devido às falhas gerenciais, o que se observa é uma tendência emergencial à militarização, com tanques e fuzis apontados para os brasileiros", diz o texto.

Segundo o presidente da entidade, Jones Leal, as maiores fragilidades estão nas fronteiras e nos aeroportos. “Em todos os aeroportos e unidades de fronteiras brasileiras, sem exceção, não existe uma quantidade suficiente de agentes federais para cuidar do policiamento aeroportuário, de fronteiras e combate ao crime organizado. Em alguns aeroportos não tem nenhum. E, infelizmente, mais de 250 policiais federais abandonam a profissão todos os anos, pois a carreira tem sido duramente sucateada pelo governo."

Apesar da paralisação de 72 horas, os policiais afirmam que o atendimento ao público não será afetado. A emissão de passaportes, por exemplo, segue ocorrendo normalmente. Apenas as investigações de longo prazo não serão realizadas nesta terça, quarta e quinta.

O Ministério do Planejamento informou que nos dois últimos anos a categoria não aceitou a proposta de reajuste de 15,8%, feita a todos os servidores públicos federais, e não fechou acordo com o governo. Também afirmou não ter margem financeira e fiscal para fazer o reajuste pedido, mas disse que está disposta a negociar com os policiais federais.

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ