MG: Policiais federais aderem à paralisação nacional, diz sindicato

Data: 11/03/14

Cerca de 350 agentes, escrivães e papiloscopistas em Minas Gerais aderiram à paralisação nacional de 72 horas da Polícia Federal, de acordo com o sindicato da categoria no estado. A entidade afirma que, nesta terça-feira (11), serviços de atendimento ao cidadão começam a funcionar com 30% do efetivo e o trabalho de investigação será afetado. Atos estão previstos para os dois próximos dias.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Policiais Federais no Estado de Minas Gerais (Sinpef-MG), Rodrigo Porto, cerca de 100 trabalhadores de Belo Horizonte, Juiz de Fora, Varginha, Montes Claros, Uberaba e Uberlândia embarcam à noite para Brasília, onde vão participar de manifestação nesta quarta-feira (12).

A entidade afirma que, durante a paralisação, serviços agendados serão mantidos, como emissão de passaporte, controle de produtos químicos, renovação de armamento e serviço de fiscalização de segurança privada. Além disso, haverá plantão na sede da Polícia Federal em Belo Horizonte e no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, para casos de emergência.

Os policias também protestaram em Belo Horizonte nos dias 7, 11 e 25 de fevereiro. A categoria – que reúne agentes, escrivães e papiloscopistas – afirma que está com salários congelados. Enquanto os trabalhadores pedem de 35% a 40% de reajuste, o governo federal oferece um reajuste de 15,8%, segundo o sindicato. O presidente afirma que o percentual pedido equivale à reposição inflacionária dos últimos sete anos.

Procurada pelo G1, a Polícia Federal em Belo Horizonte e Brasília não se pronunciaram sobre a greve. Já o Ministério do Planejamento, através de sua assessoria, afirma que nos dois últimos anos, a categoria não aceitou a proposta de reajuste de 15,8% e não fechou acordo com o governo. A pasta afirma que, neste momento, não há margem financeira e fiscal para fazer o reajuste pedido, pois causaria impacto na folha de pagamento. Mas ressalta que as negociações estão abertas.

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ