PA: Policiais federais 'enxugam gelo' em protesto em Altamira

Data: 11/03/14

Policiais federais protestaram nesta terça-feira (11) em Altamira, sudoeste do Pará. Os manifestantes se reuniram na frente da delegacia da Polícia Federal para pedir melhores condições e trabalho. Usando narizes de palhaço, o grupo enxugou duas barras de gelo para simbolizar as dificuldades enfrentadas pelos servidores do estado.

Em todo o Pará, cerca de 200 policiais estão parados. De acordo com a PF, a paralisação iniciada nesta terça deve durar três dias, e não está afetando serviços básicos, como a emissão de passaportes. Os policiais, porém, não estão realizando investigações e abertura de inquéritos. Ainda segundo a polícia, o contingente de servidores que aderiram a paralização é de 70%.

Os policiais pedem reajuste da perda salarial que, segundo eles, teria sido de 40% nos últimos 7 anos, além do pagamento de diárias e melhores condições de trabalho. Os agentes da região do Xingu dizem que precisam de um contingente maior, além de mais viaturas, para operar na região da Transamazônica: hoje 11 policiais são responsáveis por 9 municípios da região e, das 10 viaturas, cinco estão quebradas.

Procurada pelo G1, a Polícia Federal afirma que não irá se pronunciar sobre a greve. Já o Ministério do Planejamento, através de sua assessoria, afirma que nos dois últimos anos, a categoria não aceitou a proposta de reajuste de 15,8% e não fechou acordo com o governo. A pasta afirma que, neste momento, não há margem financeira e fiscal para fazer o reajuste pedido, pois causaria impacto na folha de pagamento. Mas ressalta que as negociações estão abertas.

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ