PR: Servidores da PF iniciam paralisação de três dias por melhores condições

Data: 11/03/14

Agentes, escrivães e papiloscopistas da Polícia Federal (PF) iniciaram nesta terça-feira (11) uma paralisação nacional de 72 horas. De acordo com o Sindicato dos Policiais Federais (Sinpef-PR), cerca de 600 servidores estão mobilizados. Em Curitiba, os agentes que aderiram à paralisação estão concentrados em frente à Superintendência Regional da Polícia Federal. A ação faz parte de uma série que começou no mês de fevereiro, a primeira de 24 horas, no dia 11, e a segunda de 48 horas, nos dias 25 e 26. A categoria ameaça entrar em greve.

Em Foz do Iguaçu , Cascavel e Guaíra, no oeste do Paraná, por exemplo, além de melhores condições de trabalho, aumento do efetivo e fim do controle político nas investigações, os servidores reivindicam a regulamentação da lei que cria o adicional de fronteira. Conforme a lei, agentes de órgãos que atuam nestes pontos do país terão o direito de receber R$ 91 para cada jornada de oito horas trabalhadas. Para que o benefício passe a valer, é preciso definir, entre outros, quais órgãos e regiões serão abrangidos.

No dia 26 de fevereiro, representantes da PF, Receita Federal, Polícia Rodoviária Federal e dos ministérios do Trabalho e Emprego (MTE) e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) instalaram um ‘indenizômetro’ na Ponte Internacional da Amizade, na fronteira entre o Brasil e o Paraguai. A espécie de placar marca há quantos dias a lei publicada no dia 2 de setembro de 2013 aguarda regulamentação.

A Fenapef aponta ainda que servidores sem experiência operacional estão sendo indicados por “critérios políticos” para planejarem e coordenarem a segurança da Copa do Mundo de 2014 e pede que sejam substituídos por profissionais mais experientes. “Estão querendo também passar para o Exército esta incumbência que é típica da PF. A diferença no preparo entre os dois é muito grande”, comentou o representante do Sindicato dos Policiais Federais (Sinpef-PR) em Foz do Iguaçu, Luís Eduardo Vilar.

Durante a mobilização que pede “segurança pública padrão Fifa” – com reforço permanente e não apenas durante o Mundial de Futebol - não haverá protestos nas delegacias da região. Grupos de policiais de algumas como Curitiba, Ponta Grossa e Paranaguá devem seguir para Brasília, onde na quarta-feira (12) engrossarão a “Marcha dos Elefantes”, ato em alusão à burocracia e a interferência política nas ações da PF.

Adesão
Segundo o vice-presidente do (Sinpef-PR), Alberto Domingos Jancke, não há comprometimento dos serviços prestados como emissão de passaportes e os horários agendados estão sendo respeitados. “Estamos tentando evitar causar transtornos para a população”, disse. Em Foz do Iguaçu, está sendo mantido o mínimo do efetivo nas pontes da Amizade e Tancredo Neves (AR) e na seção de passaporte. Nas delegacias de Cascavel e de Guaíra, o atendimento é normal.

Em Londrina, no norte do estado, cerca de 50 policiais federais paralisaram as atividades. Já em Maringá, também no norte, aproximadamente 30 policiais aderiram à paralisação. Os serviços agendados para retirada de passaporte, atendimento a estrangeiros e o plantão para ocorrências de flagrante serão mantidos. O restante do atendimento está suspenso. Em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, os serviços à população não foram prejudicados.

Procurado pelo G1, o Ministério do Planejamento não se pronunciou até a publicação desta reportagem. Nas greves anteriores, a pasta informou que nos dois últimos anos a categoria não aceitou a proposta de reajuste de 15,8%, feita a todos os servidores públicos federais, e não fechou acordo com o governo. Também afirmou não ter margem financeira e fiscal para fazer o reajuste pedido, mas disse que está disposta a negociar com os policiais federais. Já a PF adiantou que não se manifestará sobre a paralisação.

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ