PB: Polícia Federal faz paralisação de três dias

Data: 11/03/14

A Polícia Federal (PF) de Pernambuco faz uma nova paralisação esta semana, com previsão para durar três dias. Nesta terça (11), escrivães, agentes e papiloscopistas da PF se concentram na Superintendência Regional no Cais do Apolo, no Centro do Recife, a partir das 9h, para distribuir panfletos. Quarta (12) e quinta (13) também serão dias de mobilização.

Os serviços essenciais, como o controle imigratório nos portos e aeroportos e o atendimento nos setores de passaporte não serão interrompidos, mas funcionarão com 30% do pessoal. Quem já está com o passaporte agendado, continua. De acordo com o presidente do Sindicato dos Policiais Federais em Pernambuco (Sinpef-PE), Marcelo Pires, a expedição de passaportes vai funcionar com exceções. “No caso de doenças e necessidades médicas, ou até mesmo proximidade da viagem, quem pediu o passaporte terá prioridade”, explica.

Segundo a assessoria de comunicação da PF, a previsão é que 70% do efetivo policial está parado - cerca de 600 pessoas, entre escrivães, papiloscopistas e agentes. O serviço de delegacia de plantão também está funcionando, mas com 30% do pessoal.

O movimento pretende denunciar o sucateamento da categoria pelo Governo Federal. O Sinpef-PE não objetiva deixar a população sem o serviço e sim chamar atenção para a desvalorização dos serviços policiais.

A ação faz parte de uma série de paralisações que começou em fevereiro, nos dias 11, 25 e 26. O sindicato afirma que o último reajuste foi de 3,4% em 2009 e que as perdas salariais são superiores a 40%. Com a defasagem salarial, muitos policiais abandonam a carreira, segundo o sindicato. As delegacias da PF em Caruaru, no Agreste do estado, e em Salgueiro, no Sertão, também aderem à mobilização.

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ