PB: Em Caruaru, Polícia Federal paralisa serviços até a quinta-feira (13)

Data: 11/03/14

Nesta terça-feira (11), quarta (12) e quinta (13) agentes, papiloscopistas e escrivães da Polícia Federal (PF), em Pernambuco, paralisam os serviços. O movimento pretende denunciar o sucateamento da categoria pelo Governo Federal e ocorre em sintonia com um movimento nacional promovido pela Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef).

Em Caruaru, no Agreste pernambucano, estão previstos 30% do efetivo para atender os casos de urgência. "Entre os serviços que estão com menor quantidade está a de emissão de passaportes", explica o presidente do Sindicato dos Policiais Federais de Pernambuco (Sinpef-PE), Marcelo Pires.

Ainda segundo o presidente do Sinpef-PE, a emissão de registro de armas, o registro de produtos químicos, e a regularização de segurança particular também não estão sendo realizados. "As investigações foram paradas e o visto para estrangeiros não está sendo oferecido", diz Pires.

A ação faz parte de uma série de paralisações que começou em fevereiro, nos dias 11, 25 e 26.  Nesta terça, a classe se concentra na Superintendência Regional no Cais do Apolo, no Centro do Recife, para distribuir panfletos.

Mobilização
De acordo com o presidente do Sinpef, os agentes, papiloscopistas e escrivães da Polícia Federal (PF) reclamam do sucateamento da polícia, reivindicam reajuste salarial e reconhecimento para a categoria. "O último reajuste que tivemos foi o de 3,4% em 2009. Nós solicitamos também a exigência de Ensino Superior para assumir essas funções. Nos dias 25 e 26 de março a Fenapef realizará uma assembleia para avaliar a mobilização", conta.

Negociação
O presidente do Sinpef diz ainda que uma reunião foi realizada em Brasília na última sexta-feira (7), com representantes do Ministério do Planejamento e com o Ministério da Justiça. "Eles disseram que estavam cientes das reivindicações, mas que não há como atendê-las.  E ofereceram um reajuste de 15,8% referente a 2013, 2014 e 2015; ou seja, cerca de 5% ao ano. Uma nova reunião está prevista no dia 18 de março", explica.

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ