SC: Policiais federais paralisam atividades por três dias

Data: 11/03/14

 Os policiais federais que atuam em Santa Catarina aderiram à uma paralisação nacional de três dias, a partir desta terça-feira (11) e segue até quinta (13). Apenas 30% do efetivo do estado continua em atividade. Segundo o Sindicato dos Policiais Federais no Estado de Santa Catarina (Sinpofesc), continuam em operação os serviços marítimo, em aeroportos, departamentos de estrangeiros e emissão de passaportes. Todas as outras atividades estão paralisadas.


A categoria estima que cerca de 200 profissionais estejam de braços cruzados em todas as regiões catarinenses. Eles se concentram em frente à Superintendência Regional, em Florianópolis, e nas sete delegacias do estado. “A gente não quer prejudicar a população e por isso os 30% exigidos por lei estão sendo mantidos, e a população é atendida nos serviços emergenciais”, destaca o presidente do Sinpofesc Joel Moraes Ferreira.


A paralisação nacional pede restruturação das carreiras no órgão, além da exigência de Ensino Superior para os cargos de agentes federais em inteligência, análise criminal, fiscalização, Interpol e perícia de impressões digitais. Desde 1996 é exigido ensino superior para todas as funções, mas estas continuam sendo tratadas como cargos de Ensino Médio.


Além disso, os servidores da Polícia Federal  também querem a aprovação do Projeto de Emenda à Constituição (PEC) 51/2013, de autoria do senador Lindbergh Farias (PT-RJ), que sugere a reestruturação da segurança pública no país. Entre os pontos principais, segundo Ferreira, estão a desmilitarização da Policia Militar, carreira única - a pessoa entra na base e vai até o ponto máximo por meritocracia -, e criação de polícias municipais, com poder de polícia independente.


Segundo o presidente do Sinpofesc, os policiais federais também requisitam a readequação dos cargos dos agentes federais em inteligência, análise criminal, fiscalização, Interpol e perícia de impressões digitais. Apesar de desde 1996 ser exigido nível superior para todas as funções, estas continuam sendo tratadas como funções de Ensino Médio. Outra solicitação é uma restruturação funcional da categoria.

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ