RO: Polícia Federal protesta em aeroporto de Porto Velho

Data: 11/03/14

 

Em Porto Velho, a paralisação de 72 horas dos agentes, papiloscopistas e escrivães da Polícia Federal, que começou em todo o país nesta terça-feira (11), teve um protesto no Aeroporto Internacional Governador Jorge Teixeira – o único dentre as capitais, segundo o Sindicato dos Policiais Federais (Sinpef), que não possui efetivo destacado para o policiamento aeroportuário. “Há 3 anos fomos retirados de lá por falta de efetivo, para cobrir outras necessidades. Infelizmente, não se combate em Rondônia crimes como tráfico de pessoas, de órgãos, de drogas e outros”, afirma o assessor especial do sindicato, André Wertl.


Na programação de atos, nesta quarta-feira (12), 40 servidores da capital pedirão mudança de domicílio eleitoral, junto ao Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE). “São agentes de outros estados que, neste momento, decidem abolir o recurso da justificação do voto”, informou o assessor do Sinpef, Eduardo Cerpa.


À Justiça Eleitoral, os manifestantes levarão a seguinte mensagem: “agentes federais valorizados e o voto consciente são a principal arma contra a corrupção. Ainda na quarta, um grupo de policiais federais fará um protesto no Estádio Portal da Amazônia, em Vilhena, onde o time que leva o mesmo nome recebe o Palmeiras, no jogo pela Copa do Brasil.


O último dia de manifestos em Rondônia será em via pública. Os agentes ocuparão os viadutos inacabados e outras obras paralisadas há vários anos nos acessos ao Acre, ao Sul do país e à fronteira com a Bolívia. “A ideia é mostrar que o sucateamento das obras é, também, consequência da falta de pessoal e fiscalização”, disse André Wertl. "Respeitamos a lei garantindo efetivo mínimo de 30% em plantão, mas por estarmos numa região de fronteira, a ausência da PF pode significar problemas para a sociedade”, completou. Estudos indicam que a PF de Rondônia, que possui 169 agentes, necessitaria de mais 400 para desempenhar as atividades satisfatoriamente.

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ