RJ: Policiais Federais levam 'elefante branco' para manifestação

Data: 11/03/14

'Elefante' questiona inquéritos policiais; animal virou símbolo da greve em 2012 (Foto: G1)

Policiais federais realizaram um protesto na Praça Mauá, Zona Portuária do Rio, desde a manhã até o início da tarde desta terça-feira (11). Um "elefante branco" inflável, em tamanho real, foi levado pelos manifestantes para a porta da Superintendência  Regional da PF, com os dizeres "Inquérito policial 96% de ineficiência".

O mamífero foi adotado como símbolo da greve de 72 dias realizada em 2012. Mais de cinco elefantes como o usado nesta terça serão levados para a marcha dos servidores nesta quarta-feira (12), na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.

Paralisação
Agentes, escrivães e papiloscopistas da Polícia Federal em vários estados do país, incluindo o Rio de Janeiro, fazem paralisação a partir desta terça até quinta (13), de acordo com a Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef).

As datas seguem o Calendário de Mobilização da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), tendo como tema "Segurança Pública Padrão FIFA". No Rio, policiais têm realizado apitaços, algemaços e distribuído "cartões vermelhos" no atos. A ideia é chamar a atenção da população para os protestos que buscam melhores condições de trabalho.

"A principal preocupação do movimento é com as nossas condições de trabalho, pois falta efetivo, e as funções que deveriam ser exercidas pela Polícia Federal passam a ser delegadas a terceirizados. Precisamos chamar a atenção do governo para a nossa atual situação e melhorar o desempenho da PF", diz o presidente do Sindicato dos Servidores do Departamento de Polícia Federal no Estado do Rio de Janeiro (SSDPF/RJ), André Vaz de Mello.

Entenda as reivindicações
Segundo os manifestantes, a Polícia Federal vive uma crise histórica. Entre os problemas apontados, estão, de acordo com o sindicato: "diminuição dos investimentos na instituição; perda do poder investigatório, com pesquisas revelando que 75% dos policiais já presenciaram interferências políticas nas investigações; o não reconhecimento das funções complexas de inteligência que exercem há décadas; baixa anual de efetivo (só no ano passado, 230 PFs deixaram a instituição); congelamento de salários há sete anos; falta de valorização das atividades; insatisfação total, com pesquisa nacional constatando que 86,53% dos policiais se sentem infelizes, e 90,76% subaproveitados quanto às suas funções; situação de verdadeiro apagão, o que tem gerado doenças psíquicas em, pelo menos, 30% do efetivo, e altos índices de suicídios".

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ