Agentes Federais anunciam nova greve nesta quarta

Data: 11/03/14

Os agentes federais vão realizar nesta quarta-feira (12) a “Marcha dos Elefantes Brancos, contra a burocracia e politicagem na Segurança Pública”. Eles farão uma greve nacional nos dias 11, 12 e 13 com o apoio de todos os escrivães e papiloscopistas federais. Segundo a Federação Nacional dos Policiais Federais (fenapef), amanhã, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, acontecen o ponto alto do evento, já que centenas de policiais vindos de todas as partes do país confirmaram presença na passeata.

Os agentes federais combinaram de inflar enormes elefantes brancos para simbolizar a causa que defendem. A fenapef representa sindicalmente mais de 20 mil policiais federais e diz que “protesta por uma Segurança Pública eficiente, padrão FIFA”. A entidade denuncia que “servidores burocratas, sem experiência operacional em campo, estão sendo indicados por critérios políticos para planejarem e coordenarem a segurança da Copa 2014”.

A entidade alerta ainda para falhas gerenciais durante os protestos contra a Copa do Mundo 2014, porque as decisões do governo estão sendo tomadas sem dar ouvidos a policiais especializados e experientes. “Os agentes federais estão preocupados, pois a cúpula do Governo aparenta estar mal assessorada, sem noção da realidade”, disse, em nota, a categoria. “Devido às falhas gerenciais, o que se observa é uma tendência emergencial à militarização, com tanques e fuzis apontados para os brasileiros”, completou.

Por conta do amadorismo e pressão do ano eleitoral, a entidade reclama que o verdadeiro trabalho de prevenção não tem sido feito. Os policiais federais criticam o sensacionalismo usado para divulgar estatísticas improdutivas, e para anunciar medidas paliativas, que só surtirão efeito se forem utilizadas para combater tragédias, que podem ser evitadas. “Em todos os aeroportos e unidades de fronteiras brasileiras, sem exceção, não existe uma quantidade suficiente de agentes federais para cuidar do policiamento aeroportuário, de fronteiras e combate ao crime organizado. Em alguns aeroportos não tem nenhum. E infelizmente mais de 250 policiais federais abandonam a profissão todos os anos, pois a carreira tem sido duramente sucateada pelo governo”, declarou Jones Borges Leal, presidente da Fenapef.

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ