Polícia Federal engata Marcha dos Elefantes Brancos e em Londrina faz três dias de protestos

Data: 11/03/14

Desde o início da manhã desta terça-feira (11), agentes da Polícia Federal em todo o país, inclusive em Londrina, iniciaram mais uma série de protestos em busca do reconhecimento das atribuições de nível superior dos profissionais. A emissão dos passaportes foi mantida, mas atividades como controle de armas, químicos, segurança privada e investigações internas estão comprometidas com a manifestação. Na quarta-feira (12), a categoria promove em Brasília (DF) a "Marcha dos Elefantes Brancos", encabeçada pela Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef).

Em nota, a Fenapef aponta que o protesto em Brasília terá elefantes brancos infláveis para simbolizar "a burocracia e a politicagem na segurança pública". De Londrina, dois profissionais já aposentados seguem para Curitiba e depois para o Distrito Federal para participar da mobilização.

"Estamos chamando a atenção para as áreas de fronteira e portuárias, onde há substituição de servidores da PF por terceirizados, que não têm treinamento especializado para a fiscalização. Ao invés de novas contratações, o governo toma medidas paliativas, que incluem gastos, problemas com a diminuição do efetivo e falta de capacidade técnica", apontou o delegado sindical em Londrina, Flávio Herique Rossi Uliano.

O ato será realizado ainda na quarta-feira (12), dia da Marcha dos Elefantes Brancos e também na quinta-feira (13). A orientação é de não afetar diretamente o atendimento à população. E, por conta disso, o setor de plantão da PF em Londrina também permanece com as atividades para a confecção de flagrantes em eventuais apreensões ou encaminhamentos de demais forças policiais.

Agentes, escrivães e papiloscopistas devem convocar uma nova reunião para programar um novo calendário de protestos. Eles cobram uma Polícia Federal "Padrão Fifa". "A entidade denuncia que servidores burocratas, sem experiência operacional em campo, estão sendo indicados por critérios políticos para planejar e coordenar a segurança da Copa 2014", aponta a nota da Fenapef.

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ