Polícias federais brasileiros entram em greve e fazem acusações ao Governo

Data: 13/03/14

 

Os polícias federais brasileiros iniciaram, nesta terça-feira, mais uma mobilização nacional que vai durar até quinta-feira. Além de pedirem melhores condições, os agentes afirmam que por detrás da escolha dos profissionais responsáveis pela segurança do Mundial2014 estão critérios políticos e não de experiência operacional.

A greve iniciada pelos polícias federais brasileiros surge devido ao descontentamento face às condições de trabalho que têm. Os agentes pedem um aumento salarial, reestruturação da carreira e novas contratações, numa “Campanha por uma Segurança Pública Padrão FIFA”. mas também há uma revolta com a escolha dos agentes que irão coordenar as acções durante o Mundial 2014.

De acordo com a imprensa brasileira, os profissionais afirmam que na base da selecção estiveram critérios políticos e que alguns dos seleccionados não têm experiência operacional para planearem a segurança do Campeonato do Mundo. Para a Federação Nacional dos Polícias Federais (Fenapef), estes devem ser substituídos por outros mais experientes.

Segundo o Globo, Jones Leal, presidente da Fenapef, reitera a existência de fragilidades na segurança no Brasil: “Em todos os aeroportos e unidades de fronteira brasileiros, sem excepção, não existe uma quantidade suficiente de agentes federais para o policiamento aeroportuário, de fronteiras e combate ao crime organizado. Nalguns aeroportos não há nenhum. E, infelizmente, mais de 250 polícias abandonam a profissão todos os anos, pois a carreira tem sido duramente desvalorizada pelo Governo.”

A Fenapef, em comunicado, acusou o Governo brasileiro de ser “mal assessorado” e de não ter “noção da realidade” do país: “Na hora de tomar decisões, os polícias especializados e experientes em campo não são ouvidos".

Para a próxima quarta-feira foi já convocada uma manifestação, em Brasília, onde os agentes em protesto – cerca de 800, de acordo com a expectativa do Sindicato dos Polícias do Distrito Federal -, vão "acompanhados" de um elefante branco insuflável, símbolo da burocracia e das políticas de interesse pessoal que dizem reger a segurança pública.

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ