AL: Estrutura da polícia é a mesma da época do império, diz sindicato

Data: 13/03/14

 

 


O Sindicato dos Agentes de Polícia Federal deu início nesta terça-feira, dia 11, a uma paralisação de 72 horas em todo o país. A mobilização pretende pressionar o Senado Federal pela aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 51, que prevê carreira única na polícia.

Em Alagoas, o efetivo de agentes e escrivães é de 120 profissionais. Apesar do número reduzido, a principal reivindicação da categoria não é o número de profissionais e sim a burocracia que cerca o exercício da profissão. Segundo Flávio Moreno, vice-presidente do sindicato, desde 2010 houve uma redução de 66% no número de indiciamentos em Alagoas. Este fato se dá, sobretudo, segundo a avaliação do sindicalista, devido à burocracia que leva o inquérito a ser concluído em até três anos.

O sindicato informa, ainda, que em 2010 foram formalizados 42 indiciamentos pela Polícia Federal em Alagoas e que este número caiu para apenas 14 em 2013, mesmo não havendo redução nos índices de criminalidade.

Segundo Moreno, a estrutura da Polícia Federal remonta à época do Império. “A estrutura da polícia de hoje é a mesma de 1841, devido à Lei 261”. Ainda segundo o sindicalista, é preciso ter uma polícia com ‘padrão Fifa’ e lembrou que caso a PEC 51 não seja aprovada, a Copa de 2014 será realizada sem o efetivo da Polícia Federal.

Questionado sobre a parceria da PF com o Exército brasileiro no esquema de segurança para a mundial da Fifa, Flávio Moreno avaliou que a falta de efetivo da PF em todo o país vem gerando distorções. “Muitas funções estão sendo desviadas para outras forças”.

A mobilização dos agentes não afeta os serviços na sede da Superintendência da Polícia Federal em Alagoas, uma vez que delegados o serviço administrativo não aderiu à paralisação. 30% da categoria se mantém em atividade, conforme determina a legislação.

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ