Agentes da Polícia Federal protestam na Marcha dos Elefantes

Data: 13/03/14

 


Nesta quarta-feira, centenas de agentes, escrivães e papiloscopistas da Polícia Federal acompanharam a Marcha dos Elefantes Brancos, na Esplanada dos Ministérios em Brasília, num protesto contra a gestão da segurança pública brasileira.

Os agentes federais reclamam "que estão sofrendo um boicote, pois suas atribuições de nível superior não são reconhecidas, e há cinco anos sofrem um congelamento salarial, considerado por muitos policiais um castigo pelas grandes operações anticorrupção que abalaram os bastidores do governo".

Os sindicatos reclamam que a segurança pública não tem sido tratada como uma prioridade pelo atual governo, e protestam contra a indicação política de chefes sem experiência verdadeiramente policial. Segundo os manifestantes, os gestores da segurança pública brasileira "são geralmente burocratas, grandes responsáveis pelo aumento da violência e criminalidade no país".

Segundo o pesquisador Julio Waiselisz, do Centro Brasileiro de Estudos Latino-Americanos (Cebela), a escassez de fontes de pesquisa oficiais sobre a violência no país "é um retrato do descaso com a Segurança Pública, e mostra que o Brasil possui o maior número de homicídios por armas de fogo do mundo".

Números superiores a mortes em guerras civis
Estatisticamente, a probabilidade de um brasileiro ser assassinado por disparos é maior do que em países com guerras civis. E, em números absolutos, 38.892 em 2010, o número é superior à média anual de conflitos como o da Chechênia (25 mil), entre 1994 e 1996, e da guerra civil de Angola (1975-2002), com 20,3 mil mortos ao ano.

O pesquisador Julio Waiselisz cita estatísticas do Conselho Nacional do Ministério Público, e alerta que uma das razões para a epidemia de violência no país é a impunidade. "Por conta de um modelo policial herdado do Brasil Império, o índice geral de elucidação de crimes no Brasil é baixíssimo, estimado entre 5 a 8%", esclarece Waiselisz.

Outro problema enfrentado é a baixa valorização dos profissionais da área: para se ter uma ideia, em 2013, 115 agentes federais abandonaram a Polícia Federal. As causas apontadas pelos ex-policiais são a perda do poder aquisitivo por conta de um congelamento salarial de cinco anos, e as péssimas condições de trabalho.

Os locais mais prejudicados são as unidades de fronteira, que possuem o foco no combate ao tráfico internacional de drogas e armas.

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ