AC: PF paralisa atividades por 72 horas

Data: 13/03/14

 

Policiais federais protestam no Centro de Rio Branco  (Foto: Rayssa Natani/ G1)

 

A Polícia Federal no Acre, aderiu ao movimento nacional intitulado Marcha dos Elefantes Brancos, e paralisou as atividades por 72 horas. Nesta terça-feira (11) os servidores se concentraram no Centro de Rio Branco e protestaram contra a ‘burocracia e a politicagem na Segurança Pública’.

De acordo com o assessor da PF-AC, Edkallen Lima, mais de 70% do efetivo participa da paralisação que deve durar até sexta-feira (14). Após o movimento em Rio Branco, o elefante branco, utilizado na manifestação será encaminhado para Brasília para fazer parte da marcha na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, onde haverá uma passeata com centenas de policiais de todas as partes do país, com elefantes brancos infláveis, que simbolizam o ato dos agentes.

O elefante branco significa a ineficiência na resolução de casos investigados pela categoria. De acordo com os servidores, devido à falta de estrutura para fazer investigações, atualmente existe 96% de ineficiência na solução de casos.

Durante a paralisação, serviços como investigações e emissão de passaportes ficam suspensos, funcionado somente o plantão, responsável pelos casos de flagrantes.

Edkallen explica que até o momento nenhuma proposta foi feita pelo Governo Federal, porém, uma reunião foi marcada para semana que vem, por volta do dia 18, para que as negociações se iniciem.

“O governo ainda não apresentou propostas, vai apresentar na reunião que está marcada para semana que vem. A priori nós estamos pedindo a estruturação de cargos, atribuições e salários, reposição inflacionária, estamos pedindo também a indenização de fronteiras e o reconhecimento do nível superior”, explica.

De acordo com o assessor, as paralisações fazem parte da agenda da Federação Nacional dos Policiais Federais e informa que até o governo se posicionar com alguma contraproposta as paralisações podem continuar durante o ano inteiro.

 

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ