Balanço do 2º dia de greve dos agentes federais

Data: 13/03/14

 

Nesta quarta-feira, 12, os agentes federais protestaram na Esplanada dos Ministérios, e conduziram a Marcha dos Elefantes Brancos contra a burocracia e péssima gestão da segurança pública brasileira. A federação nacional dos policiais federais calcula que aproximadamente 700 agentes, escrivães e papiloscopistas estiveram presentes, e acompanharam seis grandes elefantes brancos infláveis, que vieram em caravanas de todo o país.

 

 

Apesar de serem a única carreira federal que sofre um congelamento salarial que completa cinco anos, a greve dos agentes federais critica a crise da segurança pública brasileira, e denuncia que péssimos gestores são os grandes responsáveis pelo aumento da violência que aterroriza toda o país. O movimento manteve parte do efetivo trabalhando para não prejudicar a população, e não comprometer os serviços considerados essenciais e ininterruptos.

 

Segundo Jones Borges Leal, presidente da federação nacional dos policiais federais, "a sociedade exige uma polícia moderna, pois estamos cansados de tanta ineficiência. E a culpa não é do policial, mas sim dos péssimos gestores. É lamentável o governo federal manter um modelo policial burocrático, e sucatear os agentes federais que combatem o crime organizado, a corrupção e o tráfico internacional de drogas e armas, enquanto assistimos na TV o absurdo aumento da criminalidade que ceifa a vida de milhares de inocentes todos os anos".

 

Carros de som tocaram a música "o passo do elefantinho", de Henry Mancini, e os gritos de protesto da multidão chamaram a atenção de vários congressistas, entre deputados federais, senadores e deputados distritais que falaram no evento. O recém-empossado presidente da Comissão de Segurança Pública da Câmara, deputado federal Pauderney Avelino prestigiou o movimento, e apoiou uma Audiência Pública para analisar a crise da Polícia Federal no Congresso Nacional.

 

À noite, em frente ao Palácio do Planalto, os agentes, escrivães e papiloscopistas federais fizeram um ato de vigília, em homenagem aos vários policiais mortos em serviço ou envolvidos nos vários casos de suicídio, considerados um reflexo de uma gestão que abandona à própria sorte servidores com doenças psíquicas agravadas pelo estresse do trabalho policial. Todos os elefantes brancos ficaram alinhados e velas foram acesas em homenagem aos colegas ausentes.

 

Hoje a greve continua em todo o país, e dirigentes sindicais em todos os estados estarão disponíveis para entrevistas, onde poderão ser relatados os problemas locais dos aeroportos, e maiores fragilidades na segurança pública. Para acesso aos dirigentes sindicais, entre em contato conosco.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Levantamento alerta para direitos do servidor público estudante

1ª Turma mantém júri do caso Villela

Agente da PF ganha direito de remoção após ser vítima de assédio

Texto da reforma da Previdência é aprovado na CCJ